23.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasConectividade no campo eleva produção agrícola

Conectividade no campo eleva produção agrícola

Divulgação

A conectividade no campo se tornou destaque nas rodas de conversas referente ao agronegócio, já que cada vez mais o assunto vêm tendo grande relevância para o setor e produtores modernos que buscam, a partir da conexão com a internet, gerenciar a produtividade e todos os processos para que se tenha aumento da lucratividade.

Em contrapartida, segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), quase 80% das propriedades rurais no Brasil não têm acesso à internet. Buscando garantir cada vez mais de forma democrática o acesso à conectividade no campo, a empresa de tecnologia para o agronégocio Tecgraf Agro oferece o AGROCAD360.

A principal contribuição do software para contribuir com a conectividade no campo, que assegura que os dados poderão ser enviados para as máquinas sem o intermédio de um mecanismo físico, é garantir que os dados estão no formato exato que a máquina opera, como afirma um dos desenvolvedores da tecnologia, João Camelini. Além de ler e gravar dados diretamente nas soluções que os fabricantes oferecem na nuvem, como Operations Center e TAP, João acrescenta que o AGROCAD360 “realiza o planejamento integrado das operações no campo, possibilitando que elas sejam executadas em sintonia. Assim, cada veículo na frente de trabalho tem o seu planejamento individualizado dentro da operação, e este planejamento está alinhado com as tarefas das outras máquinas, o que facilita a comunicação, além de diminuir o tempo de execução e riscos de acidentes”.

Para a coordenadora de Iniciativas de Inovação no Mapa, Carolina Saraiva, durante palestra no CB.Fórum Agro 4.0, tão importante quanto a tecnologia 4.0 no campo, é a conectividade, especialmente para as áreas mais remotas. Segundo a coordenadora, se aumentar a conectividade do território de 23% para 50%, o valor bruto da produção pode aumentar em R$ 50 bilhões ao ano.

Em concordância, para Camelini, as vantagens econômicas de ter conectividade e tecnologia no campo resultam da somatória de pequenos detalhes, que antes não poderiam ser notados pelo gestor que agora podem ser monitorados em qualquer momento e de onde estiver. “De modo geral, é possível agilizar os trabalhos, evitar deslocamentos desnecessários e identificar ou mesmo antecipar problemas, pois erros podem ser corrigidos muito rapidamente. Além disso, os dados coletados durante o processo podem ser utilizados para análises visando aumentar a eficiência”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

ABAG na Agrishow: cartilha com estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais

Voltado a elaboradores de políticas públicas, guia desenvolvido com apoio de Vivo, Sonda e Grupo Innovatech é fruto de discussões com empresas de TI, telecomunicações e cooperativas

Agro é responsável por 27% dos empregos gerados no Brasil

Dados do primeiro trimestre de 2023 revelam a contribuição do setor para a economia nacional.

Corteva leva à Expodireto Cotrijal soluções em desafios da lavoura

A Corteva Agriscience participa da Expodireto Cotrijal 2022, de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque - RS, e apresenta inovações para contribuir com os principais desafios...

DroneShow 2023 apresenta modelos de drones para aplicações profissionais

Expositores mostrarão as principais novidades em aeronaves remotamente pilotadas, incluindo modelos para pulverização, mapeamento, defesa e inspeções. Evento organizado pela MundoGEO ainda conta com cursos e seminários e será realizado entre os dias 9 e 11 de maio, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!