29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCongresso Brasileiro do Agronegócio 2021

Congresso Brasileiro do Agronegócio 2021

Lavoura – Crédito: Shutterstock

O 20º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3 A Bolsa do Brasil, deverá reunir milhares de especialistas no dia 2 de agosto para abordar o tema central Nosso Carbono é Verde. O agronegócio é um dos setores mais promissores para fomentar o mercado de carbono, uma vez que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, ao mesmo tempo, sequestrar esse elemento da atmosfera e armazená-lo no solo. 

Segundo dados do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas de 2019, é possível estocar até 8,6 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano nas terras cultiváveis e pastos do planeta. Nesse cenário, o agro brasileiro tem uma oportunidade ímpar de ser um dos líderes desse mercado pela alta mecanização e implementação de tecnologias de agricultura de precisão somada à adoção de boas práticas de manejo de solo e iniciativas para diminuir o uso ou reutilizar os recursos naturais. 

Além disso, as propriedades rurais brasileiras promovem ações constantes de preservação ambiental em seus territórios. O percentual de preservação pode variar entre 20% a 80% da área dependendo de sua localização. Apenas a conservação da Amazônia poderia render US$ 10 bilhões ao ano para o Brasil em créditos de carbono, conforme estimativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds). 

Contudo, o grande desafio para o agronegócio é mensurar o volume capturado do carbono retido no solo, de forma a ser economicamente viável. Isso porque, atualmente, há um alto custo para verificação e certificação dessa informação. 

De acordo com dados da consultoria Refinitiv, o valor global do mercado de carbono saltou 20% no ano passado, para um volume recorde de 229 bilhões de euros. 

Para tratar dos diferentes aspectos ligados ao mercado de carbono verde, o Congresso Brasileiro do Agronegócio 2021, terá três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial. As inscrições para participar do evento online estão abertas e são gratuitas no site oficial.

A última edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio, também promovida virtualmente, reuniu mais de 8000 participantes, um público formado por empresários, líderes setoriais, autoridades públicas ligadas aos governos federal, estadual e municipal, diversos parlamentares, além de inúmeros profissionais atuantes na cadeia do agro e estudantes de agronomia.

Serviço: 

Congresso Brasileiro do Agronegócio

Tema: Nosso Carbono é Verde

Data: 2 de agosto de 2021

Horário: das 9h00 às 13h30 

Inscrições e informações: https://congressoabag.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia irlandesa testada nos cafezais brasileiros será apresentada no Encoffee 2022

Desenvolvida pela multinacional BioAtlantis, fertilizante organomineral tem potencializado a qualidade e a produção dos cafezais

Tecnologia da TerraMagna

A AgroGalaxy, holding de algumas das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do ...

XV Enfrute vem aí

O XV Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) será realizado de 25 a 27 de julho, no Parque Nacional da Maçã, em...

Como a pandemia fez soluções colaborativas se tornarem regra, não exceção

Desenvolver uma solução, por definição, é criar respostas para uma questão. Quando pensamos em soluções inovadoras, olhamos para formas inéditas ou pouco exploradas para resolver problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!