21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConheça os vencedores do 4º Cupping de Cafés Especiais ATeG

Conheça os vencedores do 4º Cupping de Cafés Especiais ATeG

Premiação reconhece os melhores produtores de regiões de Minas Gerais durante a Semana Internacional do Café

Premio Cupping

 Com a missão de fomentar e mapear a qualidade de cafés ao longo dos anos, aconteceu na última quinta-feira, dia 19, mais um Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A premiação que faz parte da programação de um dos cinco maiores eventos de café do mundo, a SIC, trouxe o resultado da análise de 904 amostras de café de produtores das regiões Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas e Matas de Minas.

A premiação

De acordo com o Presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, mais do que uma competição, a premiação tem o objetivo de mostrar a existência de ótimos produtores. “O Cupping de Cafés Especiais ATeG leva à melhoria da qualidade de cafés e contribui com a novas opções de comercialização. A disputa como sempre, foi acirrada e destacou muitos profissionais”, afirma.

A premiação contemplou duas categorias: Natural e Cereja Descascado, e além da competição por região, foram reconhecidos os três melhores produtores entre todos os locais. Segundo o Gerente do Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, as análises das amostras foram criteriosas.

“Todos os procedimentos que foram feitos seguiram uma metodologia e um protocolo de segurança, essencial por conta da pandemia de coronavírus. Chegamos à um ranking de pontuação e estamos vendo como os produtores estão melhorando a cada ano. Agradeço a esses profissionais que estão atuando no dia a dia, trabalhando para cada vez mais, colocarem algo de qualidade dentro das nossas xícaras”, diz Marcos Reis.

Todos os produtores participantes vão ganhar um certificado e os vencedores receberão troféus. Além disso, a 3 Corações irá comprar os grãos do primeiro e segundo colocados de cada categoria por região. A plataforma Agrorigem também se disponibilizou para colocar os lotes dos produtores dentro do sistema, para assim, poderem ser comercializados.

Para o Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, o estado de Minas Gerais vem participando de uma forma importante da premiação o que traz resultados positivos inclusive, para o país. “Nossa função é contribuir com o setor nacional de café e do Estado. Café é um produto brasileiro e temos que premiar quem é bom para o mercado crescer”, explica.

Os vencedores

Apresentados pela jornalista, Nathalie Guimarães e pela apresentadora da CNN, Mari Palma, os ganhadores do Cerrado Mineiro, na categoria Natural foram, em terceiro lugar, Luisele Olinda Jaulino de Morais, de Araguari; em segunda posição, Vasco Geraldo Witzel, de Campos Altos; e em primeiro, José Adilson Cândido Correa, de Araxá.

Em Chapada de Minas, na categoria Cereja Descascado, Sérgio Meirelles Filho, de Capelinha, ganhou o ouro. Na mesma região, mas na categoria Natural, o segundo lugar ficou com Maurício Capistrano Costa, de Medina; e na primeira posição, Jovino Cordeiro de Paula, de Angelândia.

Os destaques de Matas de Minas na categoria Cereja Descascado ficaram com, Geraldo da Silva Dutra, de Manhuaçu, ganhando o bronze; Josiane Aparecida de Lima, de Araponga, recebendo a colocação prata; e Edimar Miranda, também de Araponga, ficando com o ouro.

Ainda na região Matas de Minas, os ganhadores da categoria Natural foram, em terceiro lugar, Reinaldo Garcia dos Santos, de Luisburgo; em segunda posição, Walci Luciano Correa, de Araponga; e em primeiro lugar, Joel Gilmar Emerich, de Alto Caparaó.

Os vencedores do Sul de Minas da categoria Cereja Descascado, foram, Alessandro Marcos de Miranda, de Nova Resende, terceiro lugar; Antônio Rodrigues de Miranda, de Nova Resende, segundo lugar; e Cláudia Maria Carneiro Santana, de Jesuânia, primeiro lugar.

Também no Sul de Minas, mas na categoria Natural, tiveram destaque, em terceira posição, Célio Augusto da Silva, de Cristina; em segundo lugar, José Maurício de Souza, de Conceição das Pedras; e em primeira posição, Marcelo dos Santos, de Baependi.

Os campeões do ranking geral foram, em terceiro lugar, Célio Augusto da Silva, de Cristina (Sul de Minas), na categoria Natural; em segunda posição, José Maurício de Souza, de Conceição das Pedras (Sul de Minas), na categoria Natural; e em primeiro lugar, Marcelo dos Santos, de Baependi (Sul de Minas), na categoria Natural. O profissional que ficou no topo do ranking geral, começou a plantar café orgânico há quatro anos, e hoje acompanha toda a produção de perto, planejando e colhendo. Este ano ele já plantou 4 mil pés e colheu 14 sacas.

A Semana Internacional do Café que começou dia 18, vai até hoje, sexta-feira, dia 20. Ainda é possível se inscrever e acompanhar painéis e outros conteúdos.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

Redes sociais

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital. 

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estratégias de manejo para as manchas foliares em soja

Durante o Open Sky Soja, em Campo Verde, pesquisador aponta cercosporiose e mancha alvo como principais doenças que vem causando impacto econômico na maioria das cultivares plantadas

Conilon aumenta participação nos blends de café espresso

Abraão Carlos Verdin Filho Mestre em Produção Vegetal e pesquisador do Incaper Marilândia (ES) verdin.abcfilho@gmail.com Saul de Andrade Júnior Doutorando em Produção Vegetal "Universidade Federal do Espírito Santo...

Os cafés gourmets mais caros do mundo

O Brasil, maior produtor e exportador de café, é também cada vez mais protagonista no nicho dos especiais, segmento que esteve em evidência durante a etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, realizado em Guaxupé (MG). O café campeão da categoria ‘Pulped Naturals’, produzido na Fazenda Primavera, em Angelândia, região da Chapada de Minas Gerais, foi leiloado por valor equivalente a R$ 73 mil por saca

Solução brasileira para mato competição

Apresentação da capina elétrica da Zasso Group, equipamento eficiente no controle ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!