18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosConservadoras DaColheita: atmosfera ideal para maior vida útil

Conservadoras DaColheita: atmosfera ideal para maior vida útil

Fotos: Termotécnica

Uma das principais frutas brasileiras tipo exportação e também para consumo no mercado interno, a uva produzida em regiões como o Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, e no Sul e Sudeste, demanda uma solução de conservação para manter o frescor do campo aos mercados consumidores mais distantes durante os longos trajetos.

Por sua propriedade não-higroscópica, ou seja, que não absorve a umidade da fruta, e por seu alto isolamento térmico, que permite a manutenção da temperatura ideal por mais tempo, as conservadoras DaColheita mantêm a atmosfera e a proteção ideal para prolongar a vida útil das uvas.

Benefícios do EPS

Quando comparado a outras opções de materiais, como o papelão, o EPS (mais conhecido como isopor*) se destaca por sua capacidade de prevenir mofo, umidade e a proliferação de microrganismos, que podem afetar a qualidade da fruta.

As soluções DaColheita atrasam efetivamente os processos de amadurecimento e envelhecimento, inibindo a decomposição microbiana e preservando a qualidade e o valor nutricional das frutas embaladas (como os índices de vitamina C).

Fotos: Termotécnica

Certificados por testes das consultorias europeias (AgroTropical e Frutify), as soluções em EPS preservam o shelf life das uvas em até 50% mais do que caixas de papelão. No comparativo entre os dois tipos de embalagens, após seis semanas as uvas acondicionadas nas conservadoras DaColheita mantêm a textura e a firmeza das frutas e o engaço permanece verde, características importantes para estarem aptas para o mercado consumidor.

Desta forma, o prazo de consumo é ampliado evitando, ainda, o desperdício de alimentos em toda a cadeia de produção e consumo. Por isso, são amplamente utilizadas também para armazenamento prolongado e remessas de longa distância.

Viticultura

As uvas são frutas extremamente sensíveis e frágeis, e por isso outra característica importante das conservadoras DaColheita é a absorção de impactos, além da facilidade no empilhamento, transporte, manuseio e exposição dos produtos.

Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas, com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.

*isopor é marca registrada de empresa terceira

ARTIGOS RELACIONADOS

Termotécnica lança “DaColheita Bio” na Hortitec 2024: embalagens de fonte renovável

Lançamento faz parte da estratégia da companhia de ampliar e complementar sua matriz de materiais.

Conservadoras DaColheita

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas e o figo in natura vem ganhando ...

Termotécnica: tecnologias pós-colheita aplicadas a embalagens

Como expositora desde 2017, a Termotécnica vem participando destes eventos nacionais e internacionais.

Uvas sem sementes: valor agregado garantido

s exigências do mercado consumidor por uvas “apirênicas”, ou seja, videiras que possuem a capacidade de gerar frutos com ausência de sementes, vem sido notada desde meados da década de 80

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!