20.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosConstruindo a história do algodão com toda a cadeia produtiva

Construindo a história do algodão com toda a cadeia produtiva

Fotos: Ana Maria Diniz

A FMC, já tradicional e consolidada no segmento de algodão, atua há 45 anos no Brasil, e há 40 anos em Minas Gerais. Além de prestigiar o Dia de Campo da Amipa, de quem é parceira fiel, a FMC apresentou sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias por meio de produtos inovadores que ajudam a cotonicultura a evoluir. “Apesar de termos uma história bastante consolidada neste mercado, a FMC vem se transformando ao longo do tempo, adquirindo outros portfólios, incorporando e desenvolvendo novas tecnologias e buscando cada vez mais soluções para o cotonicultor. Dessa forma, a companhia vem construindo a história da cultura do algodão junto com toda a cadeia produtiva”, pontua Fernanda Duarte Silva, desenvolvimento de mercado da FMC.

Fábio Nunes Lemos, representante técnico comercial da FMC, explica que a empresa não expõe somente a solução em manejo de pragas, doenças e daninhas, mas pensa no pós-colheita e na qualidade de fibra. “Isso está ligado a tudo que preconizamos, desde o plantio do algodão à consolidação final com a comercialização da fibra. Se esta fibra não tiver qualidade, o produtor não terá seu produto valorizado, e é aí que a FMC entra”.

Produção + qualidade

Atualmente, além de manejo a FMC traz um conjunto de soluções, e nunca com um produto isolado. “A ideia é levar o que realmente pode fazer a diferença para o cotonicultor. Com a aquisição de algumas moléculas, a FMC, que já tem uma história muito forte em inseticidas e herbicidas, agora parte também para soluções biológicas aliadas às químicas, presença de moléculas de alta performance e amplo espectro de ação, e tudo que contribua para um bom manejo da lavoura, refletindo na qualidade de fibra”, destaca Fernanda Duarte.

Lemos acrescenta que a importância de uma fibra de alta qualidade está, principalmente, na melhor liquidez para o produtor na hora de vender seu produto.

Portfólio

Tratando do tema trabalhado no dia de campo, a FMC levou alguns produtos visando qualidade de fibra, com o combate de duas pragas específicas, que são mosca-branca e pulgão. São eles o Benevia e o Marshal Star, que durante o manejo da lavoura agem na minimização dos efeitos e prejuízos que essas pragas podem causar.

Ambos os produtos permitem fazer a rotação de princípio ativo no manejo dessas pragas, e no final ainda há uma qualidade superior de fibra: “Vamos muito além do controle do inseto-praga. Quando no campo o manejo é equilibrado, há menor infestação de pragas, o que vai refletir diretamente na qualidade da fibra, sendo que essas pragas, além de todos os danos que causam à planta, como abortamento, perda de botão floral, folhas mais estreitas e menor taxa fotossintética e transmissão de viroses, ainda deixam uma substância açucarada chamada honeydew que adere à fibra e prejudica a pluma, desde o tingimento ao maquinário que processa o material, ou seja, é uma perda pós-colheita”, alerta Fernanda Duarte.

O portfólio FMC ainda inclui soluções completas para plantas invasoras, pragas, doenças, nematoides e todo o ciclo da cultura, fazendo com que a empresa seja referência no setor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores apostam no cultivo de romã

No Brasil, algumas variedades de romã estão sendo cultivadas nos Estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco, sendo os principais fornecedores da fruta para diferentes regiões do país.

Ultra-adensamento de plantio – Mais produção aos citros

  Eduardo Sanches Stuchi Engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e diretor da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB) eduardo.girardi@embrapa.br Eduardo Augusto Girardi Pesquisador Embrapa...

Agrishow 2017 espera ultrapassar R$ 1,95 bilhão em negócios

Evento terá a presença das principais instituições financeiras do país e deve contar com o anúncio de recursos de RS 1,5 bilhão para o Moderfrota

Case IH – DNA de alta produtividade e performance

Referência em equipamentos de grande potência, a Case IH, marca da CNH Industrial, reforçou seu DNA de alta produtividade expondo seu portfólio de máquinas que apresentam máxima performance, com eficiência agronômica, na Agrishow.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!