20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConsultoria agronômica é importante ferramenta no planejamento de safra

Consultoria agronômica é importante ferramenta no planejamento de safra

Atendimentos presenciais e pesquisas científicas contribuem com informações técnicas e dão o suporte para melhorar a eficiência do campo

Divulgação

As tomadas de decisões assertivas durante o planejamento da produção agrícola são essenciais para garantir bons resultados da lavoura. Diante das inovações, o produtor rural não precisa mais correr riscos e nem contar com a sorte. Mas para isso, é fundamental o apoio de uma consultoria técnica no processo.

Pioneira em pesquisas, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) possui uma equipe de especialistas que auxilia o produtor na hora de fazer boas escolhas para o sucesso na safra. O atendimento personalizado ao produtor inclui todo o processamento completo de recomendação, desde o mapeamento e coleta de solo até o posicionamento agronômico.

Dentre seus serviços especializados, a Fundação Mato Grosso promove etapas de amostragem de solos, planejamento das culturas, recomendação de fertilizantes e corretivos, manejo fitossanitário, posicionamento de variedades, acompanhamento dos campos, entre outros. O instituto também dispõe do serviço de consultoria para os produtores rurais que buscam soluções para redução de riscos inerentes à produção agrícola e querem orientação especializada.

É o caso do engenheiro agrônomo Ricardo Matias Gallo. Produtor rural no município de Lucas do Rio Verde-MT, Ricardo garante que encontrou na Fundação MT uma grande aliada para facilitar suas decisões e assim garantir mais conhecimento aplicado na propriedade.

“Com o crescimento das atividades e os desafios emergentes na agricultura, reconheci a necessidade de buscar auxílio para manter nossas práticas atualizadas e ampliar nosso conhecimento, visando aprimorar nossa eficiência produtiva. Na consultoria oferecida pela Fundação MT, encontrei processos de trabalho alinhados com o que considero ser a melhor abordagem”, afirmou.

Ainda de acordo com o produtor, após dez anos sem nenhuma consultoria, escolher os produtos e serviços da Fundação Mato Grosso colaborou muito para a garantia dos bons resultados obtidos na última safra.

“Foi muito importante buscar a parceria com a Fundação MT. A consultoria complementou nossas decisões, permitindo maior precisão, eficiência e ampliação do conhecimento aplicado. Os tópicos são amplamente discutidos, com avaliação de diversos dados, tanto dentro como fora da propriedade. Todo trabalho aplicado pelos pesquisadores e consultores facilitou nosso trabalho. Permitiu estarmos à frente do que era antes da consultoria, pois levava mais tempo para introduzir novos manejos diante de novos problemas, com a consultoria foi possível agilizar este processo de entrada de novas cultivares, herbicidas, fungicidas, por exemplo”, pontuou.

Confiança

Referência em pesquisa agronômica no Brasil, a Fundação MT entrega ao produtor e às empresas, informações de atributos físicos, químicos, microbiológicos e de bioanálise, dados chaves para preparar as áreas a serem cultivadas e alcançar melhores produtividade.

E é essa credibilidade no setor agrário que levou o produtor rural Carlos Eduardo Gramp a buscar os serviços da instituição. O produtor conta que conheceu a Fundação MT através de um dos Centros de Aprendizagem e Difusão (CAD) espalhados pelo Estado.

“Buscamos a Fundação MT por conhecer os trabalhos realizados à frente do CAD Parecis. Os testes realizados em suas estações de pesquisas é um norte para nós produtores acompanharmos as novas tecnologias do setor agrícola, como novas moléculas (defensivos agrícolas) disponíveis no mercado e saber sua real eficiência, custo benefício”, disse.

Ele acrescenta ainda que a parceria com a Fundação MT foi fundamental para as tomadas de decisões na propriedade. “O trabalho realizado pelo instituto ajudou muito. Com base nas experiências nossas de campo e informações vindo das pesquisas, conseguimos, na medida do possível, fazermos alinhamentos e estratégias para adotarmos em nosso manejo”, afirmou Gramp.

Consultoria agronômica

Coordenador de pesquisas da Fundação Mato Grosso, Élcio Bilibio Bonfada, destaca que os resultados de pesquisas nas estações próprias, distribuídas pelo estado, são um dos diferenciais. Segundo Bonfada essa é a vantagem dos serviços da instituição. O consultor tem à sua disposição o suporte dos pesquisadores no direcionamento ao produtor através de um posicionamento de dados técnicos e os resultados de pesquisas.

“Há mais de 30 anos a Fundação MT agregou todo esse know-how de todas as áreas de conhecimentos, com um time de pesquisadores capacitados dando suporte para este posicionamento técnico. O instituto possui uma rede de conhecimento interno muito robusta, que propicia a vantagem dos nossos consultores buscarem suportes em tempo real em busca de mais informações. Essa é uma grande vantagem da Fundação MT”, afirmou.

Em sua consultoria agronômica, a instituição disponibiliza um profissional para visitas quinzenais ou mensais à fazenda, realizando a caracterização do ambiente e uma rodada técnica nas áreas de plantio. É uma forma do agricultor ter um posicionamento assertivo de manejo de solos e plantas, com recomendações em fertilidade, proteção de cultivos, produtos químicos e biológicos, com a visão do ambiente e do sistema de produção.

Planejamento

O período de entressafra exige muita preparação por parte do produtor. É neste intervalo que diversas atividades são necessárias como o preparo do solo, a manutenção de equipamentos, a aplicação de práticas de conservação do solo e da água e até mesmo o cultivo de plantas de cobertura.

É nos meses que antecedem o  ciclo de cultivo que a consultoria agronômica  da Fundação MT faz a diferença. Coordenador de pesquisas Élcio Bonfada ressalta que, de forma imparcial e confiável, o instituto promove informações técnicas que orientam a tomada de decisão do produto.

“O produtor tem que pensar que nesse primeiro trimestre estamos fazendo a virada de chave, colhendo os resultados e já planejando a próxima safra que logo se inicia. Procedimentos como calagem, adubação e inoculação são considerados extremamente importantes.E a Fundação Mato Grosso entende, por meio da consultoria agronômica, as reais necessidades do produtor e adapta os serviços a eles”, garantiu.

Para saber mais sobre os serviços de consultoria agronômica, acesse www.fundacaomt.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Próximas semanas devem definir quebra na safra de soja

Levantamento da ignitia Inteligência Climática aponta tendência de bons volumes de chuva para as próximas semanas, em várias regiões.

Clima pode ser determinante para recorde na safra 2020/21

A produção de soja é estimada em 133,7 milhões de toneladas e mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa O presidente da Associação dos Produtores...

Mosca-branca deve aumentar nessa safra

Frente às condições climáticas favoráveis, a expectativa é que a incidência da mosca-branca aumente significativamente nesta safra, exigindo um manejo integrado para preservar a saúde das culturas.

Agricultor deve monitorar mais sua lavoura

O aumento da pressão de percevejos e lagartas tem sido notado principalmente no Cerrado, onde as temperaturas estão elevadas e chuvas abaixo da média.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!