20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoControle da fazenda na palma da mão

Controle da fazenda na palma da mão

 

Kit de monitoramento equipado com drone e software ajuda o produtor a mapear e controlar pragas, desperdícios de defensivos e fertilizantes na lavoura

 

Drone que contempla o kit FarmControlControlar as informações da fazenda na palma da mão já é uma realidade ao alcance do produtor brasileiro. Isso porque cada vez mais as empresas buscam unir soluções que se complementem e que facilitem o acesso às novas tecnologias. Com um simples toque no tablet ou smartphone a Bembras Agro proporciona ao produtor praticidade e precisão na obtenção de dados sobre sua propriedade em números e imagens. Isso é possível através da solução FarmControl, que é um conjunto de tecnologias de ponta, unindo o mapeamento de um drone com a qualidade do fabricante DJI e auxílio de câmera NIR (quase-infravermelho) e ainda informações e análises de um software DroneDeploy avançado e dotado da maior variedade de ferramentas do mercado agropecuário.

Em apenas três etapas, o produtor tem todos os dados e informações que precisa para fazer o gerenciamento de sua lavoura. O processo é muito simples e eficiente; o drone realiza o mapeamento aéreo de acordo com a necessidade do cliente, e voa autonomamente através de um plano de voo elaborado no tablet ou smartphone. No segundo momento, o processamento das imagens é feito no servidor da DroneDeploy. Com o mapa em mãos, em 2D ou 3D é possível analisar a área e ficar a par dos índices da propriedade por meio de relatórios apurados. “Os dados ajudam na tomada de decisão a fim de promover decisões mais assertivas. O Software trata as informações captados pelas câmeras de alta resolução em tempo real, sendo possível assim identificar pragas e outros e condições adversas da lavoura que podem impactar diretamente  na produtividade“, destaca Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro.

Além disso, a tecnologia possibilita realizar o desenho das linhas de plantio, levantamento de falhas, altimetria do terreno, curvas de nível, adubação, aplicação em taxa variável, contagem de plantas e de gado além de outras funcionalidades. De acordo com o executivo, a ideia do kit é que o produtor, de forma simplificada, obtenha informações para que, em uma terceira etapa envie, por exemplo, prescrições para aplicação em taxa variável através de mapas para o GPS do trator, que irá realizar a aplicação de produtos fitossanitários, inclusive no piloto automático, evitando desperdícios de insumos, força de trabalho e tempo.

O FarmControl, além de agilizar os processos na propriedade, acaba com um dos grandes gargalos do campo, que é a escassez de mão de obra, impactando diretamente no bolso do produtor e em outros aspectos, como na identificação de pragas no período inicial, antes de chegar a causar danos econômicos, e das falhas no plantio a tempo de recuperar as perdas. “O agricultor pode gerir com mais precisão equipes em campo, otimizando o tempo de trabalho. No final, tudo isso resulta em economia na safra e aumento da produtividade“, aponta Johann Coelho.

Para que o usuário tire máximo proveito da solução, todas as etapas e instruções de manuseio do drone e do software, bem como da leitura de dados, são fornecidas em um treinamento oferecido pela empresa, já incluso no valor do pacote. O kit é disponibilizado em três versões, básico, profissional e avançado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Correto manejo nutricional da mandioca

Eli Carlos de Oliveira Engenheiro agrônomo, doutor e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) elioliveira.agro@gmail.com De todas as plantas cultivadas de interesse econômico, a mandioca (Manihotesculenta...

Para cultivar é preciso nutrir

A 6ª e última reportagem aborda os elementos compostos nos fertilizantes e a aplicação desses produtos na agricultura   A 6ª e última reportagem da série...

Kynetec lança estudos inéditos sobre nutrição de culturas

Levantamentos começam a ser publicados no mês de junho, com ênfase nos cultivos de soja, cana-de-açúcar, café, milho safrinha e algodão.

Citros absorvem melhor os fertilizantes de liberação lenta

Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Fernando Simoni Bacilieri ferbacilieri@zipmail.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU José G. Mageste Engenheiro florestal, Ph.D. e professor -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!