32 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 8, 2023
- Publicidade -
InícioNotíciasCooxupé realiza exportação histórica: 80 mil sacas de café em um dia

Cooxupé realiza exportação histórica: 80 mil sacas de café em um dia

Cooxupé realiza exportação histórica: 80 mil sacas de café em um dia
Crédito: Luize Hess

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) realizou o envio de uma exportação histórica de 80 mil sacas em um único dia. O embarque, que corresponde a 215 containers, foi despachado de Guaxupé/MG, no dia 30 de setembro, em diversos caminhões que partiram para o Porto de Santos, no Estado de São Paulo.

Atualmente, as exportações correspondem a cerca de 80% das atividades da cooperativa, sendo que os principais compradores são a Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Suécia, entre outros.

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o embarque representou um dia histórico e de muito orgulho para a cooperativa, produtores e todos seus associados. “Isso representa um orgulho para os pequenos produtores e para nossos associados. Um recorde que traz riquezas e divisas por se tratar de exportação. Divisas para o nosso Estado e para o nosso país. É a força do agronegócio que está representada por essa exportação de café, que possamos colher os resultados não só para o país e para, o Estado, mas, principalmente, para as nossas famílias com uma melhora da qualidade de vida”, afirma Melo.

Para o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, o embarque histórico de 80 mil sacas em um único dia reforça a importância do trabalho da cooperativa no universo dos pequenos produtores e da agricultura familiar. “É a força do cooperativismo, já que 84% dos nossos cooperados são pequenos produtores e propriedades de agricultura familiar. Isso equivale a algo como 3 a 4 sacas de café por lote de cada um dos cooperados nesse embarque de 80 mil sacas em único dia. Essa é a capacidade que a Cooxupé tem de fazer com que o café das famílias produtoras consiga chegar a qualquer parte do mundo com a qualidade que o consumidor espera e que o nosso cliente necessita”, diz Bachião Filho.

Atualmente, a Cooxupé possui aproximadamente 15 mil cooperados, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). A cooperativa também possui torrefação própria, auxílio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise de folhas e solos, geoprocessamento, entre outras atividades. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas marinhas e aminoácidos: Ação e reação nas florestas

As raízes são fundamentais no desenvolvimento e na produtividade de qualquer espécie vegetal. As raízes ancoram as plantas ao meio e respondem pela absorção de água e nutrientes.

Silício – Arma poderosa contra nematoides de solo

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal e Metabolismo Mineral " UNESP cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal - UNESP   São diversos os gêneros...

Cercóspora e ferrugem com os dias contados

    Isadora Bastos Santos Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Graduandos em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) e do Grupo de...

Arroz preto ou vermelho? – Atrativos nutricionais chamam atenção

As cultivares de arroz de grão preto SCS 120 Ônix e de grão vermelho BRS 902 são as que contêm os maiores teores de compostos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!