Copercampos comemora 52 anos com novos projetos voltados à sustentabilidade no campo

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável.

0
270
Crédito Divulgação

A Copercampos comemora no dia 08 de novembro, 52 anos de fundação, conquistas e promoção de um agronegócio sustentável em municípios onde atua, além de levar toda a tecnologia em sementes produzidas, para diferentes estados do Brasil e também ao exterior. 

Os 100 agropecuaristas fundadores, lá em 1970, jamais imaginaram que a Copercampos se tornaria esta gigante do agro brasileiro, com faturamento em 2021 acima de R$ 3,9 bilhões, mais de 80 unidades em 34 municípios nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais de 1.700 funcionários e mais de 1.880 associados. 

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável. É no campo que se produz alimentos e é para o campo que todos os projetos são desenvolvidos para formar propriedades sustentáveis. 

Pensando na sustentabilidade das atividades, a Copercampos tem desenvolvido nos últimos anos, muitos projetos. Em destaque neste último semestre estão o Clube do Carbono, que tem o objetivo de estimular a agricultura sustentável com o resgate da adoção do sistema de plantio direto na palha, gerando receitas e viabilizando o ingresso dos associados no mercado de crédito de carbono. 

Propriedades sustentáveis 

Além deste, a Copercampos estará nos próximos dias, implantando projeto piloto para formação de “Propriedades Sustentáveis”, com capacitações dos agricultores em programas específicos, além de participação no Clube do Carbono. O objetivo é desenvolver conhecimentos para que os associados atinjam a sustentabilidade em suas áreas de negócios, envolvendo processos ambientais e de gestão, gerando certificação nas propriedades rurais.  

Planta para envasamento de Biogás 

A Copercampos firmou nos últimos dias, contrato com empresa privada para instalação de uma planta de produção, purificação e pressurização de biogás oriundo dos sistemas de biodigestores existentes na Granja Floresta e Granja dos Pinheiros, localizadas em Campos Novos/SC. 

O projeto prevê a geração de biometano a partir do gás gerado na decomposição de dejetos suínos e a sua utilização para gerar energia, como para movimentar veículos automotores, em substituição a combustíveis fósseis. A Copercampos utiliza o biogás produzido pelos biogeradores como energia no aquecimento das granjas.  

Investimentos 

A Copercampos continua em expansão. Novas unidades de armazenagens de grãos estão sendo finalizadas em Água Doce/SC e Nova Prata/RS. Novas unidades estão iniciando em Lages/SC e Bom Retiro/SC, além de nova UBS em Caçador/SC. Duas Lojas estão sendo construídas (Vargem/SC e Nova Prata/RS). Os investimentos nestas obras são superiores a R$ 80 milhões. 

Sucesso no Agro 

A Copercampos comemora 52 Anos com solidez em suas atividades. São muitas conquistas aos associados, aos funcionários e à comunidade de toda região. A Copercampos é referência na produção de sementes e cereais, com uso da agricultura de precisão, cada vez mais digital. Na produção de suínos e aves (que iniciou em 2022 com a instalação do Núcleo de Produção de Ovos Férteis), há preocupação com bem-estar animal. Além disso, conta com Indústria de Rações, Usinas Fotovoltaicas, Posto de Combustíveis, rede de Lojas Agropecuárias e Supermercados.  

Projetos voltados aos associados(a) como o Núcleo Feminino Copercampos, Jovens Empreendedores Copercampos – JEC e Comitês Tecnológicos, e também à comunidade como o projeto social Alegria de Viver – Revelando Talentos, demonstram que a diretoria da Copercampos é preocupada com o desenvolvimento de conhecimentos e também em integrar a população ao cooperativismo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!