20.6 C
Uberlândia
terça-feira, julho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSolução acaricida no café: pode ser eficaz

Solução acaricida no café: pode ser eficaz

Créditos Adrielle Teodoro

Uma nova solução desenvolvida pela Sipcam Nichino Brasil conseguiu controlar com efetividade dois ácaros potencialmente danosos à cultura do café. O ácaro da mancha-anular e o ácaro-vermelho são alvos centrais do acaricida Fujimite 50 SC na cafeicultura.

De acordo com empresa, ela atua nas fases ovo, jovem e adulto dos ácaros, que se não controlados causam desfolha, queda prematura de frutos e da produtividade do cafeeiro. “Além da eficácia de controle do ácaro da mancha-anular e do ácaro-vermelho, Fujimite 50 SC apresenta encaixe adequado na prática do MIP ou manejo integrado de pragas. Age por contato e ingestão, é seletivo ao cafeeiro e preserva inimigos naturais desses ácaros, entre outros insetos benéficos à lavoura”, resume Vitor Cabral Araújo, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

De acordo com ele, a incidência mais representativa do ácaro causador da mancha-anular se dá no final do período seco, entre agosto e setembro. Já o ácaro vermelho, acrescenta Cabral, ataca às folhas do café, sobretudo ponteiros da planta, durante o inverno e os períodos de ‘veranico’. Conforme Cabral, a recomendação da companhia ao cafeicultor é a de iniciar aplicações de Fujimite 50 SC tão logo identificada a presença do ácaro da mancha-anular e do ácaro-vermelho, “nos primeiros sintomas de ataque”. Ainda de acordo com o agrônomo, o produto da companhia também se mostra “plenamente adequado” à prática do manejo de resistência de ácaros a acaricidas empregados na cafeicultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

O cooperativismo em Minas Gerais movimenta a cadeia produtiva do café

Em 1o de outubro é celebrado o Dia Internacional do Café. A data foi escolhida, em 2015 ...

Satis foca na pesquisa e divulga seu portfólio para Manejo na Cultura do Café

A Satis participou pela oitava vez consecutiva do Congresso do Café e destacou seu programa completo para a cafeicultura, tanto na parte de nutrição...

Bioestimulantes retêm a florada cafeeira

No café, a florada é o estágio em que a planta se apresenta mais sensível às adversidades, e sua indução depende completamente dos fatores ambientais. É necessário o conhecimento dos processos fisiológicos e fenológicos das plantas, pois é quando a planta define seu potencial produtivo.

Microquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

A Microquimica participou por vários anos da Fenicafé, até o ano de 2009, e neste ano voltou novamente, para apresentar uma novidade importante para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!