Soluções biotecnológicas – escolha sustentável na criação de camarões

Superbac apresentará os benefícios de suas ‘bactérias do bem’ durante a Fenacam 2022. Evento é considerado o maior em carcinicultura e aquicultura na América Latina.

0
333
Crédito Divulgação

Líder em bioinovação e pioneira em biotecnologia no mercado brasileiro, com mais de 25 anos de atuação, a Superbac levará os seus produtos voltados para a aquicultura na Feira Nacional do Camarão – Fenacam 2022 – que acontece entre os dia 15 a 18 de novembro, no Centro de Convenções de Natal (RN).

A Superbac participará pela primeira vez deste encontro, que nesta edição pretende superar as anteriores e manter a tradição de ser o evento que melhor representa os segmentos brasileiros de carcinicultura (criação de camarões em cativeiro), piscicultura (criação de peixes) e malacocultura (criação e moluscos). Na ocasião, a empresa de biotecnologia dividirá o estande com seu parceiro na região Nordeste, a iAqua, que participa frequentemente da feira e tem unidades de atuação no Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba, Alagoas e Bahia.

De acordo com Monique Zorzim, gerente de Novos Negócios da Superbac, o Nordeste é o maior produtor deste crustáceo do Brasil. “A criação de camarão tem crescido muito nos últimos anos e a estimativa é de uma ampliação anual de 5% até 2024. Somente nos anos de 2017 e 2018, o aumento foi na ordem de 11%. Por isso, queremos ampliar nosso marketshare no setor, tanto nesta região quanto em todo o País. E esta feira, que é bastante representativa para o segmento, vai nos ajudar a despertar o interesse de novos players em nossos produtos”, revela.

Produtos biotecnológicos para os criadouros

Entre os principais destaques da linha de produtos da Superbac para aquicultura está o Organpesc. Trata-se de um excelente bioestimulador desenvolvido para o cultivo de organismos aquáticos, que pode ser utilizado como um “starter” ao desenvolvimento biológico de novos viveiros de peixes camarões, ou até mesmo como um produto de manutenção. Composto por material orgânico rico em nutrientes, ele é indicado para os criadouros que apresentam deficiência nutricional, uma vez que garante o desenvolvimento saudável do plâncton, trazendo ganhos em saúde e economia nas etapas finais a diversos sistemas de cultivo.

Também criada para o segmento de aquicultura, a linha Aquavitality Bioboosté composta por bioestimuladores, que promovem a degradação de compostos orgânicos de forma sustentável, auxiliando no controle da qualidade da água dos viveiros e promovendo a estabilidade do sistema, sem o uso de elementos químicos, tóxicos à saúde. “A combinação entre água adequada e uso correto do Bioboost resulta em redução do lodo no fundo dos viveiros, maiores níveis de oxigênio,  menor incidência de doenças, menor mortalidade, além de um crescimento mais rápido com menor consumo de ração”, enfatiza Monique.

“Nossos produtos são utilizados apenas em tanques fechados e controlados. Não há, portanto, aplicação nos ‘tanques redes’ (no mar). Essa prática é controversa e criticada por alguns ambientalistas e está sendo proibida em alguns estados brasileiros”, explica a gerente técnica da Superbac.

Sobre a Feira

Em sua 18a edição, a Fenacam é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC). Sua programação contemplará: XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar; XVII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura e a XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.

Para a realização dos eventos técnicos, científicos e empresariais, a Fenacam contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão temas importantes para o setor, tais como: o panorama da produção mundial de aquicultura e carcinicultura; os avanços tecnológicos na maturação, reprodução e larvicultura de camarões e peixes; as boas práticas no manejo das espécies aquícolas cultivadas; entre outros.

O pavilhão reservado para a exposição comercial ocupará uma área de 8.000 m². O evento estima a participação de mais de 5 mil visitantes, que circularão pelos cerca de 200 estandes disponibilizados para mais de 100 expositores nacionais e internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!