22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaques Credicitrus lança 3 variedades durante Expocitros

 Credicitrus lança 3 variedades durante Expocitros

NOVAS VARIEDADES SERÃO LANÇADAS DURANTE 44ª SEMANA DA CITRICULTURA, EM CORDEIRÓPOLIS (SP)

A Fundação Coopercitrus Credicitrus, a Embrapa Mandioca e Fruticultura e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira/Instituto Agronômico (CCSM/IAC) lançam, no dia 30 de maio, durante a 48ª Expocitros e a 44ª Semana da Citricultura, três variedades de copa de citros, que começaram a ser desenvolvidas em 1988, na antiga Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB).

As variedades de Laranja-Doce BRS IAC EECB Alvorada, Laranja-de-Umbigo Navelina XR e Limão (lima-ácida) Tahiti BRS EECB IAC Ponta Firme representam novas oportunidades para a citricultura brasileira, já que entregam mais qualidade e ganho de produtividade.

O pesquisador da Embrapa, Eduardo Stuchi, conta o processo de aprimoramento dos resultados: “A pesquisa começou em 1988, com o desenvolvimento da variedade de Limão Ponta Firme, introduzida na Embrapa Mandioca e Fruticultura pelo professor Luiz Carlos Donadio, da mesma forma que a Navelina XR, importada da França. Já a Alvorada é uma seleção totalmente desenvolvida na EECB, a partir de variedades de laranja provenientes do CCSM/IAC. Após anos dedicados aos melhoramentos, apresentamos variedades de muita qualidade e produtividade, ressaltando a resistência ao amarelinho (clorose variegada dos citros) da Navelina XR, a primeira variedade resistente a essa doença do mundo”.
  O responsável técnico da Fundação Coopercitrus Credicitrus, Marcelo Bassi, reforça o papel da instituição no apoio à pesquisa e desenvolvimento da citricultura: “Essa é uma das culturas mais importantes do país e passa por inúmeros desafios. A parceria com a Embrapa e o CCSM/IAC é fundamental para o desenvolvimento do setor e dos cooperados. É motivo de muito orgulho esta conquista”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Variedades de abacate

https://www.youtube.com/watch?v=54N2wjV3X9g

Physiogrow Color – Promotor de antocianinas nos frutos

O mercado consumidor é altamente exigente em qualidade das frutas, sendo que o aspecto visual,...

Websérie da BASF mostra toda a tecnologia por trás da semente de soja Credenz®

O Brasil é o maior produtor mundial de soja. Na atual safra, que será colhida agora no início de 2021, a produção deve alcançar aproximadamente 135 milhões de toneladas de acordo com a Conab.

Nova variedade de uva gourmet sem sementes

O Semiárido Nordestino, principal região produtora e exportadora de uvas de mesa do Brasil, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!