A CropLife Brasil (CLB) prevê que a área tratada com bioinsumos no Brasil alcançará 155,4 milhões de hectares na safra 2024/2025, um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior. O segmento cresceu 15% na safra 2023/2024 e, com a Lei de Bioinsumos, espera-se ainda mais investimentos, consolidando a liderança brasileira. O mercado global de bioinsumos, avaliado entre U$$ 15 bilhões em 2023, deve atingir U$$ 45 bilhões até 2032.
No entanto, ainda vemos o desafio de empresas no oferecimento de produtos de qualidade superior. A Bionat Solução Biológicas, empresa da Holding Essere Group, se destaca por investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação com parcerias público-privadas com EMBRAPA, ESALQ e, mais recentemente UFV, além de possuir laboratórios próprios de P&D e de controle de qualidade industrial para manter o rigor na qualidade do produto entregue. Além disso, promove educação no campo, através do Programa Biológico Não É Tudo Igual, capacitando agricultores e técnicos do setor para a melhor escolha e posicionamento dos bioinsumos em suas propriedades.
“Investimos em pesquisas para disponibilizar ao agricultor soluções únicas e capazes de ajudar na solução de problemáticas no campo. Todos os processos são conduzidos por agrônomos e biólogos especializados, que utilizam alta tecnologia para melhorar a produtividade no campo, sem agredir o meio ambiente. Com portfólio completo, no qual mais 90% das tecnologias são exclusivas, a Bionat segue inovando e lançando novas tecnologias. Isso reforça o nosso compromisso em inovação com o objetivo de entregar soluções que sejam únicas no mercado”, afirma Álefe Borges, Gestor de Produtos da Bionat.
A empresa foca na produção de bioacaricidas, bioinseticidas, biofungicidas, bionematicidas e promotores de crescimento. Seus lançamentos mais recentes e que representaram maior volume de vendas em 2024 incluem as marcas HABITAT, PEREGRINO e o SPRINTER.
O HABITAT é um biofungicida exclusivo à base de Trichoderma afroharzianum isolado CEN 287, com a maior concentração do mercado, desenvolvido em parceria com a EMBRAPA. Atua no controle de fungos causadores de podridões, tombamentos e mofo-branco, sendo aplicado no tratamento de sementes, sulco de semeadura ou via barra em área total.
O PEREGRINO é o único fungicida e nematicida microbiológico que combina cepas exclusivas de Bacillus subtilis ESALQ EpD2-5 e Bacillus velezensis ESALQ RZ1MS9, selecionadas em parceria com a ESALQ-USP. Essa dupla proteção controla fungos e nematoides por meio de quatro modos de ação e garante mais segurança e sustentabilidade ao produtor.
O SPRINTER é uma tecnologia exclusiva desenvolvida ao longo de 20 anos de pesquisas na ESALQ-USP. Ele promove crescimento vegetal, solubiliza nutrientes e aumenta a tolerância a estresses abióticos, otimizando a produtividade em culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e feijão.
Outras inovações já foram apresentadas ao mercado no segmento de bioinseticidas, como ACCURATE S, DISSARA e SPAITERAN, que chegam ao mercado em 2025. ACCURATE S já está disponível e tem foco no controle da lagarta-do-cartucho no milho. DISSARA tem foco no controle de lagartas de qualquer tamanho (6 espécies registradas), direcionado aos cultivos de algodão. Já SPAITERAN, visa atender o desafio do controle de pragas da ordem coleóptera, como o bicudo-da-cana-de-açúcar e a broca-do-café. “É com esse caráter inovador que a Bionat almeja ser a melhor empresa em soluções biológicas para a agricultura, sempre com foco no propósito de ajudar o produtor rural na sua missão de alimentar o mundo”, reforça Álefe Borges.