13.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCuidados com o limão

Cuidados com o limão

Flor de limão – Foto: Arquivo

O período com chuvas mais intensas nas principais regiões produtoras de limão no Brasil começa agora em dezembro e segue até fevereiro. É o momento ideal do qual se recomenda realizar a suplementação via solo dos macronutrientes, (NPK); nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

A fruta possui três fases muito importantes e cada uma delas tem uma exigência nutricional diferente, são elas: indução floral, pegamento de fruto e enchimento deles. Além disso, os micronutrientes também são muito importantes e estes precisam ser aplicados durante o ano todo.

Para garantir uma boa colheita os produtores além de ficar atentos com a nutrição têm como principais pontos de cuidados aqueles voltados também para o controle de pragas. De acordo com Jairo Oliveira, engenheiro agrônomo na multinacional DVA Agro, merecem atenção os ácaros, as cochonilhas, a larva minadora e Psilideo. “Temos ainda o controle de doenças como: Cancro Cítrico, Gomose e o famoso Greening”, conta.

Pensando em trazer mais um conjunto de soluções ao citricultor, a DVA Agro lança o “Limão +”, um protocolo de tratamento contendo macro e micronutrientes direcionado especificamente para cada etapa de desenvolvimento da cultura. “O foco é manter o equilíbrio nutricional com estímulo ao sistema imunológico das plantas, promovendo o desenvolvimento de hormônios essenciais para se obter a melhor sanidade delas, coloração de fruto e menor ataque de pragas”, destaca Oliveira.

Estas são extremamente prejudiciais ao desenvolvimento da cultura, e com esses cuidados, convertendo em maior produtividade e melhor rentabilidade pela qualidade de frutos.

Diferenciais

O pacote de ferramentas “Limão Mais” é composto pelos produtos: Incentia Foliar Stimulus, Incentia ECO Zinc, Incentia PhytoEco Curpum, Insentia Phosk 60 Plus, Incentia Secuestrum MgMIX e o Incentia Foliar k62 Plus. Eles oferecem os elementos essenciais para promover uma coloração mais acentuada do fruto, como o magnésio, zinco, enxofre e molibdênio.

“Outro ponto importante é que tudo isso sem resíduo, possibilitando a exportação da produção, mercado hoje com melhor remuneração, mas que exige um limão com a casca mais grossa e com a coloração mais escura”, explica o profissional da DVA Agro.

Além disso, ele ressalta que os produtores do estado de São Paulo têm recebido intensas fiscalizações com relação a quantidade de resíduos deixados no fruto. “Nosso programa conta com produtos ecológicos, que permitem o tratamento da planta com zero resíduo, um exemplo disso é o Cuprum, um produto a base de cobre, porém um cobre ecológico com zero resíduo”, completa o engenheiro agrônomo.

Cultura importante para SP

A citricultura contempla além da laranja, a plantação de frutas como a tangerina, a lima ácida e o limão. A atividade chegou ao Brasil através dos portugueses nos estados de São Paulo e Bahia logo após a colonização.

Hoje, o setor por aqui desempenha um papel de liderança mundial, gerando direta e indiretamente milhares de empregos na área rural. O limão é responsável por cerca de 55% dos embarques nacionais, assegurando o retorno de US$ 104,6 milhões ao país em 2019, segundo dados da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

São Paulo é o Estado que mais produz limão no Brasil, com 1.1 milhão de toneladas em 2019, seguido por Minas Gerais (72 mil toneladas) e pela Bahia (65 mil toneladas). O valor da produção no território paulista chegou a R$ 1.1 bilhão em 2020. “As maiores concentrações de plantio ficam em Bebedouro, Matão, Limeira e Votuporanga, sendo que 90% da área corresponde ao plantio de Tahiti e 9% de limão Siciliano”, relata Oliveira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mutação autofértil é opção para produtores de ameixas

O fruticultor Hermes Coser, de Videira, identificou uma mutação da cultivar de ameixa Letícia que ...

Como otimizar o cultivo de maracujá

Produtor de maracujá, em Goiás, melhora o sistema de cultivo da fruta e ampliar os locais de comercialização do alimento;

Aprovação do PL dos Pesticidas é progresso para o Brasil

O CCAS reforça a importância dessa atualização legislativa para o avanço da agricultura brasileira, de forma sustentável e responsável.

Inovação que gera valor!

O Brasil é o maior produtor mundial de soja e, o grão é a principal cultura cultivada em território nacional. Por isso, a importância dessa oleaginosa é indiscutível e promover tecnologias que permitam uma produção crescente e sustentável se tornou indispensável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!