20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosDefensivos x fertilizantes

Defensivos x fertilizantes

Lavoura – Crédito: shutterstock

Agrônomo explica a diferença entre os produtos e fala sobre a melhoria dos cultivos quando potencializados na medida correta

O uso de defensivos e fertilizantes na agricultura vem aumentando, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal  (Abisolo). O faturamento da indústria brasileira de fertilizantes especiais foi de R$ 7,1 bilhões em 2019, apresentando um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Já em 2020, a estimativa de avanço da indústria brasileira de insumos voltados para nutrição vegetal foi de 12%, informa o órgão.

Defensivos e fertilizantes atuam de forma diferentes e, por isso, o cuidado no manejo de cada um e a aplicação também são específicos. E qual é a função e aplicação  deles? Segundo o engenheiro agrônomo Michel Butnariu, diretor da Atlantis Agro Science, para ilustrar a principal diferença entre defensivos e fertilizantes, a melhor forma é comparar com os produtos usados pelos seres humanos. 

“Os defensivos seriam os remédios ou as vacinas, substâncias utilizadas para proteger a planta de algum ataque. Eles não agregam valores ou produtividade ao sistema. Já o fertilizante, serve para aumentar capacidades, aumentar potencial produtivo, a perfomance”, diz ele. 

Dentro desse recorte de produtos existe ainda a diferença entre os defensivos e fertilizantes químicos e biológicos. De acordo com Butnariu, os químicos são os produtos sintetizados em laboratórios. Já os biológicos, são os produzidos com ativos biológicos.

Quando falamos sobre esse produtos e produção de alimentos, o agrônomo ressalta que há uma tendência de substituição de produtos químicos por biológicos, ou que tenham conteúdo maior de substâncias orgânicas, em razão das questões ambientais e também do desejo por inovação. No entanto, Butnariu ressalta que se usados corretamente e sem excesso, os produtos químicos proporcionam resultados satisfatórios às produções. 

“Não existe o mal em si mesmo, o mal está no mau uso das coisas. Se você utiliza adequadamente tanto fertilizantes, quanto defensivos, não há problema. Porém, qualquer coisa que seja adicionada ao solo, aplicada a uma planta ou ingerida por um animal em quantidades acima do equilíbrio, causará prejuízos”, alerta o profissional. 

Mais nutrientes

Conforme explicação do diretor da Atlantis Agro Science, se forem respeitadas as dosagem e o chamado intervalo de segurança, a produção de alimentos com a utilização de defensivos e, também dos fertilizantes, é muito segura, devido aos benefícios que tais produtos vão agregar à planta. 

“Vamos falar do benefício de ingerir plantas com mais vitaminas, mais nutrientes, fibras melhores. A ingestão de alimentos cultivados com equilíbrio, cuja a planta foi bem nutrida, vai trazer muitas coisas boas para o organismo”, destaca o profissional. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como alcançar mais produtividade na cebola

A cultura da cebola possui exigência nutricional semelhante às demais plantas, necessitando de todos os macro e micronutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Estes nutrientes, em sua maior parte, são fornecidos às plantas por meio da adubação.

Manejo do nitrogênio no milho safrinha

A aplicação de nitrogênio é fundamental para alcançar alta produtividade, porém, no campo ainda se realizam baixas adubações de nitrogênio Evaldo KazushiTakizawa Engenheiro agrônomo e consultor...

Inscrições abertas para competição internacional de agrociência

O programa Alltech Young Scientist oferece cursos de doutorado e pós-doutorado completamente financiadas para os vencedores e participação em Simpósio Internacional   Em sua 13ª edição,...

Estresse hídrico do milho prejudica absorção de nutrientes

A chuva, e a falta dela, é um dos desafios a serem enfrentados pelos produtores rurais no Brasil que, devido à dimensão continental, enfrenta grande variação...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!