19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDesafio Microbioma Brasil: Inovação Agrícola Rumo à Sustentabilidade

Desafio Microbioma Brasil: Inovação Agrícola Rumo à Sustentabilidade

Créditos Miriam Lins

No cenário desafiador da agricultura brasileira, onde a busca pela sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, o Desafio Microbioma Brasil (DMB), que está em sua quarta edição, destaca-se como um catalisador de inovações que visa revitalizar o microbioma do solo, promovendo a vida do ecossistema agrícola nacional.

Hoje, 28 de março, você vai acompanhar a etapa nacional do evento, momento crucial em que os quatro trabalhos vencedores das fases regionais serão apresentados e avaliados por uma banca de especialistas de renome. Inspirado no “Plant Microbiome Symposium”, o DMB é uma iniciativa pioneira da empresa Microgeo, que visa fomentar discussões sobre a relevância do microbioma do solo na agricultura e integrar academia, produtores, consultores técnicos e o mercado.

O Desafio Microbioma Brasil em Ação

O cerne do DMB reside na restauração do microbioma do solo, reconhecido como um desafio vital para a sustentabilidade agrícola. Através de pesquisas de campo realizadas em propriedades de quatro regiões do Brasil, o DMB recebe trabalhos que investigam os efeitos do manejo biológico no restabelecimento do microbioma do solo, visando práticas agrícolas mais sustentáveis.

Trabalhos Finalistas em Destaque

Os trabalhos finalistas desta quarta edição do DMB representam um esforço conjunto para entender e promover a vida do solo em diferentes contextos agrícolas:

Etapa Sul: Wesley Vieira dos Santos da UEMS apresenta um estudo sobre o estoque de carbono, atributos físicos e fracionamento químico do solo com a aplicação de Microgeo®. Embora os resultados não tenham demonstrado efeitos significativos no primeiro ano, ressaltou-se a necessidade de estudos contínuos para elucidar os parâmetros avaliados.

Etapa Cerrado Leste: Maycon Leandro Soares e Patrick Vieira Silva, da Suprema Agronegócios, exploram os efeitos da biotecnologia Microgeo® na cultura do café. Os resultados revelaram melhorias significativas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, refletindo diretamente na produção do café ao longo de três safras consecutivas.

Etapa Cerrado Oeste: Tatiani Mayara Galeriani e equipe da Field Science e UNESP investigaram o impacto da atividade biológica do solo na cultura da soja com o uso do Microgeo®. Os resultados indicaram uma melhoria na atividade das enzimas do solo e um aumento significativo na produtividade da soja em três regiões distintas.

Etapa Cana-de-açúcar: A Dra. Gabriela Ferraz da AgriResult e equipe da UNESP Botucatu/SP, abordaram a resposta fisiológica da cana-de-açúcar à aplicação de Microgeo® via solo e via foliar, destacando os benefícios da tecnologia para melhorar os parâmetros fotossintéticos e aumentar a eficiência do uso da água.

Contribuições da Banca Avaliadora

Além da avaliação dos trabalhos finalistas, neste evento você vai acompanhar palestras dos renomados especialistas da banca avaliadora nacional do DMB, são eles: Fernando Dini Andreote, da ESALQ/USP; Rodrigo Mendes, da Embrapa Meio Ambiente; Solismar Venzke Filho, da Rotar Crop Production System.

Estarão presentes também os especialistas das bancas avaliadoras regionais: Murillo Lobo Jr, da Embrapa Arroz e Feijão; Raffaella Rossetto, da STAB/IAC; e Adailson Feitoza, da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, que trarão insights valiosos sobre microbiologia do solo, enriquecendo ainda mais o debate sobre práticas agrícolas sustentáveis.

O Legado da Microgeo

Fundada em 2000, a Microgeo destaca-se como uma pioneira no setor de biológicos, oferecendo a inovadora Biotecnologia Microgeo®, que nutre, regula e mantém o processo de compostagem líquida contínua. Presente em todo o território nacional, o manejo tem sido um aliado fundamental na restauração do microbioma do solo e na promoção da sustentabilidade no agronegócio brasileiro.

O Desafio Microbioma Brasil não apenas celebra os avanços na compreensão e promoção da vida do solo, mas também reforça o compromisso da comunidade científica e agrícola em enfrentar os desafios ambientais com soluções transformadoras e sustentáveis. Que os resultados apresentados inspirem novas práticas e políticas que impulsionem nossa jornada em direção a uma agricultura mais resiliente e responsável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Relação do microbioma do solo com doenças da soja

Estudo revela que os microrganismos benéficos presentes em um determinado solo podem ajudar a planta a não apresentar determinadas doenças da soja

Desafio Microbioma Brasil 2024 da MicroGeo – Cobertura Campo & Negócios

O Desafio Microbioma Brasil (DMB), que está em sua quarta edição, destaca-se como um catalisador de inovações que visa revitalizar o microbioma do solo, promovendo a vida do ecossistema agrícola nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!