20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEPAMIG realiza 6ª edição do Encontro Tecnológico de Produção de Grãos

EPAMIG realiza 6ª edição do Encontro Tecnológico de Produção de Grãos

Evento gratuito ocorre em 2/4, em Lambari (MG), com apresentações de pesquisas sobre soja, arroz, milho, feijão e manejo do solo

Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza, no dia 2 de abril, a partir das 8h, o 6º Encontro Tecnológico de Produção de Grãos. O evento, gratuito e presencial, ocorrerá no Campo Experimental da Empresa em Lambari (MG), com estações de campo abordando pesquisas e novas tecnologias para o cultivo de soja, milho, arroz e feijão no Sul do estado. (VEJA A PROGRAMAÇÃO MAIS ABAIXO)

Duas palestras sobre as condições do solo abrem a programação: uma com foco em aspectos químicos e manejo para correção da fertilidade do solo; e outra apresentando estratégias que favorecem a saúde do solo, como a rotação de culturas e o cultivo de plantas de cobertura.

“É importante que o produtor rural compreenda o solo como um insumo, talvez como o mais caro e o mais difícil de ser obtido. E um manejo inadequado pode ocasionar a perda de características de um solo produtivo e saudável. Por isso, vamos difundir estratégias que auxiliem na manutenção de sua fertilidade e de suas condições físicas, químicas e biológicas”, explica o pesquisador da EPAMIG, e coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Grãos, Fábio Aurélio Martins.

O pesquisador, que é também um dos organizadores do encontro, conduzirá uma das estações de campo, onde vai apresentar os detalhes de uma pesquisa sobre biofortificação do arroz. “É um trabalho que visa a produção de grãos de arroz mais nutritivos, com maiores concentrações de zinco e selênio. O selênio é um importante elemento para seres humanos e animais, e pode ainda aumentar a resistência de plantas a eventuais estresses bióticos e abióticos, como a escassez hídrica”, detalha Fábio Aurélio.

LEIA TAMBÉM:

A programação é composta ainda por estações de campo sobre soja especial para alimentação humana, riscos na cultura do milho e manejo de arroz de terras altas. Ocorrem também apresentações abordando doenças do feijão de sequeiro e a variação populacional de híbridos de milho, que serão realizadas dentro do Ciência Móvel, um micro-ônibus adaptado com um minilaboratório que leva as tecnologias da EPAMIG a eventos realizados em todo o estado.

“A EPAMIG vai apresentar resultados de pesquisas importantes, sobre o arroz e o feijão, culturas essenciais para a subsistência alimentar do Brasil, e também sobre a soja para alimentação humana, coordenada pelo pesquisador João Chrisóstomo Pedroso. Temos notado que essa soja se desenvolve bem no Sul de Minas e já iniciamos alguns trabalhos junto a escolas públicas locais, para testar o grão como alimento na merenda escolar e sua aceitação por parte dos alunos”, comenta a pesquisadora da EPAMIG, e uma das organizadoras do evento, Aurinelza Condé.

“O interesse pelas culturas de grãos tem aumentado bastante por parte de produtores da região, também consequência da grande procura pelos alimentos por programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nosso objetivo é lançar novas tecnologias e cultivares para que o produtor possa produzir alimentos de qualidade, até chegarem às gôndolas dos mercados e à mesa do consumidor final”, conclui Aurinelza.

Mais informações sobre o Encontro Tecnológico pelos telefones (35) 3271-1381 e (35) 3821-6244 ou pelo e-mail celb@epamig.br.

PROGRAMAÇÃO:

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG avalia adaptação de uvas piwis no Sul de Minas

Experimentos com híbridos de uvas tintas e brancas estão instalados na Vinícola Stella Valentino, em Andradas. Primeiros vinhos já passaram por avaliação sensorial

Agricultores gerenciam propriedades por meio de plataforma on-line

A tecnologia e o campo não andavam juntos no passado. Atualmente, caminham lado a lado, principalmente quando se trata da busca por resultados inovadores...

Reconhecimento e manejo da mancha angular feijoeiro

Autores João Carlos Ribeiro Neto Lara Alves Gabriel Graduandos em Engenharia Agronômica - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Uberlândia) Igor Souza...

Bioestimulantes via tratamento de sementes: quais os resultados?

Como funciona esse tratamento? Como colocar essa técnica em prática? Veja nesse conteúdo excluviso da Campo & Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!