25.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasDesafios para garantir a mão de obra no campo

Desafios para garantir a mão de obra no campo

A ABRASS, entidade do setor, apoia soluções como o - Projeto de Lei nº 715/2023 - na busca de fomentar a contratação formal do trabalhador.

Divulgação

O homenageado deste dia 25 de maio – o trabalhador rural – representa a força, a dedicação e a produtividade do campo. É esta mão de obra um dos investimentos constantes para assegurar uma lavoura de sucesso e o alimento de qualidade na mesa de milhares de brasileiros.

Apesar da relevância, a contratação do trabalhador do campo é um dos grandes desafios para o setor agropecuário. Na prática, devido às épocas de plantio e colheita essa demanda é sazonal e grande parte dos contratos são celebrados somente para um período específico de trabalho. Outro ponto que reforça esse tipo de negociação é o fato do profissional receber os benefícios sociais concedidos pelo governo e para não perder o auxílio acaba optando pelo serviço temporário informal.

Os produtores rurais e as organizações do setor buscam por soluções que proporcionem maior formalidade ao vínculo empregatício aos funcionários. Um instrumento importante com este intuito é o Projeto de Lei nº 715/2023, de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL/MG), que propõe a compatibilidade entre o contrato de trabalho por safra e a condição de titular de benefícios sociais.

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) reconhece que o PL é um recurso para garantir a permanência de mão de obra qualificada nos processos de produção de sementes de qualidade.

“Nós multiplicadores de sementes de soja, safra após safra, ofertamos vagas e mais vagas de emprego na esperança de efetivar bons colaboradores. Por isso, como empregadores, apoiamos e precisamos fomentar junto aos demais envolvidos a contratação formal e retenção desses profissionais do campo”, relata o presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli.

Dados atuais mostram que, dentre as atividades agropecuárias, a cadeia produtiva da soja, é a que mais contribuiu com a criação de novas vagas de emprego em janeiro de 2023 com 10.811 vagas, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).  

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil está mudando a agricultura através do solo

Estamos desmistificando que a biologia molecular é um assunto tratado em laboratórios.

Os heróis da terra

Em homenagem ao Dia do Agricultor, a Lavoro preparou um vídeo especial em homenagem a esses profissionais e de reconhecimento ao trabalho incansável e dedicado dos nossos Heróis da Terra. São eles que alimentam o mundo com amor, suor e dedicação, cultivando a vida em cada semente plantada.

Desafios para alcançar uniformidade nos cortes no inverno

Cássio Oura, consultor, fala um pouco sobre os Desafios e as soluções para alcançar uniformidade nos cortes no inverno.

Quais são os desafios do uso do hidrogênio?

Programas de descarbonização e sustentabilidade tem sido adotado por várias empresas, mas existem muitos níveis de desafios envolvido nesse processo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!