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Dexco expande colaboração com ecossistema de inovação em agro e mira a digitalização 4.0 de suas florestas

A Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto, inicia o ano expandindo sua colaboração com o ecossistema de inovação brasileiro, pelo hub AgTech Garage, e liderando disrupções que geram valor ao agronegócio.

De acordo com Jonas Salvador, gerente de desenvolvimento florestal da Dexco, desde 2021, a empresa vemrealizando buscas ativas de parceiros dentro do hub para trabalhar com inovação aberta de forma mais profunda na área florestal – base para sua grande indústria de painéis de madeira, responsável por cerca de 60% do faturamento da companhia. No médio prazo, as iniciativas devem levar a Dexco ao desenvolvimento de novos produtos a partir de madeira, à transformação digital para a floresta 4.0 e à mecanização e automação de operações.

“No último ano, desenvolvemos seis projetos piloto com startups por meio do hub, e em 2023, o objetivo é acelerar o período de buscas por soluções (e por startups) e poder dedicar mais tempo para a efetividade dos projetos”, conta Salvador.

Inovações que vêm da floresta

Segundo Lucas Machado Rodrigues, gerente de competitividade e inovação em madeira da Dexco, uma co-criação promissora com uma startup do hub foi o início do desenvolvimento de engenharia para controle mecanizado de brotação de eucalipto, que visa melhorar a qualidade, custo e segurança desta operação e vai ao encontro da jornada de transformação tecnológica do Agro nacional.

Outra iniciativa, que está em desenvolvimento junto a mais uma startup parceira do AgTech Garage, é a caracterização em tempo real da madeira para o processo industrial, ao capturar dados como umidade, densidade, entre outros. “Queremos ter um domínio maior e, por que não, total, da qualidade de nossa principal matéria-prima que vai para a fábrica”, conta Salvador.

A busca por novidades é intensa. Nos últimos seis meses, a Dexco também realizou provas de conceito junto a duas startups para validar formas alternativas de medições meteorológicas a partir de equipamentos de alta tecnologia e conectividade que minimizam a dependência humana. O objetivo é garantir uma captura e registro mais eficiente de dados climáticos como pluviosidade, umidade do ar e intensidade solar para aprimorar seus modelos de crescimento de florestas.

Por fim, uma quarta iniciativa está ajudando a empresa a integrar e fazer o tratamento inteligente de todos esses dados. “Queremos usar os dados a nosso favor. Buscamos otimizar a aplicação de fertilizantes em áreas onde nossos modelos indicam limitações de produtividade em decorrência de pluviosidade inferior. Estamos acelerando as ações que nos levam a ocupar uma posição entre as melhores empresas do mundo em produtos florestais, diz Machado.

Outra grande ambição com a parceria é demonstrar ao ecossistema de inovação que o agro nacional vai além do fornecimento de soluções para alimentação e energia, ao se destacar também como provedor de soluções para os ambientes em que vivemos, trabalhamos e confraternizamos. “O agro também é design, elegância, acabamento, enfim, é viver ambientes”, completa Lucas.

José Tomé, Líder AgTech Garage e sócio PwC Brasil, comemora a chegada da Dexco como Innovation Partner. “O fato de a Dexco ter investido para se tornar um parceiro tão relevante na comunidade AgTech Garage demonstra o nível estratégico que o setor florestal tem dado à inovação aberta. Ficamos muito contentes em ser o parceiro de escolha para colaborar nessa jornada”, diz.

Com a mudança de categoria, a Dexco contará com um novo espaço na sede do AgTech Garage, em Piracicaba/SP, onde seus colaboradores, parceiros e convidados poderão interagir com toda a comunidade empreendedora e vivenciar na prática como o Agro pode ser traduzido em “soluções para melhor viver”.

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