Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo sobre cafeicultura promovido pela Satis no último sábado (6/5). A ação ocorreu no Campo Experimental da empresa em Araxá, reunindo três dos principais pesquisadores em café no Brasil: Roberto Santinato, Felipe Santinato e José Braz Matiello. Produtores, técnicos e consultores de diferentes regiões de MG puderam conferir a apresentação de ensaios técnicos visando o aperfeiçoamento da cultura.
Entre os pontos de destaque na programação, foi abordada a competição de cultivares de café que melhor se adaptam à região de Araxá, tanto em sequeiro quanto irrigado. “Este estudo realizamos em nosso próprio Campo Experimental, onde avaliamos se a variedade se adequa a condições locais de clima e doenças, por exemplo. É um trabalho que está em seu segundo ano e que irá durar muitos outros, mas que já podemos dividir alguns resultados parciais com o público deste encontro”, comentou o engenheiro químico e Gerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto.
Os especialistas convidados também abordaram o uso de herbicidas no controle de mato na plantação, cuidado que deve ser mantido ao longo do ano em função do café ser uma cultura perene. Ainda foi discutida a adubação e manejo foliar, especialmente o equilíbrio de micro e macronutrientes via folha para melhor performance da planta. Durante as apresentações dos especialistas, realizadas em meio às plantações experimentais, o público interagiu trazendo suas dúvidas e experiências próprias de campo.
“Foi uma importante oportunidade para troca de conhecimento na cafeicultura, ainda mais pela presença dos Santinatos e de Matiello, que muito nos enchem de orgulho. Ao aproximar grandes especialistas e produtores, reforçamos o compromisso da Satis com a promoção da sustentabilidade do negócio rural através do aperfeiçoamento e capacitação constante de nosso público”, destaca o presidente da Satis, José do Nascimento Ribeiro. Após as apresentações técnicas, um almoço especial com música ao vivo encerrou a programação oficial do encontro.