26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioEventosDia de Campo sobre avanços na cafeicultura reúne especialistas e produtores

Dia de Campo sobre avanços na cafeicultura reúne especialistas e produtores

Iniciativa realizada pela Satis contou com Roberto Santinato, Felipe Santinato e José Braz Matiello, três dos principais especialistas do segmento no Brasil..

Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo sobre cafeicultura promovido pela Satis no último sábado (6/5). A ação ocorreu no Campo Experimental da empresa em Araxá, reunindo três dos principais pesquisadores em café no Brasil: Roberto Santinato, Felipe Santinato e José Braz Matiello. Produtores, técnicos e consultores de diferentes regiões de MG puderam conferir a apresentação de ensaios técnicos visando o aperfeiçoamento da cultura.

Entre os pontos de destaque na programação, foi abordada a competição de cultivares de café que melhor se adaptam à região de Araxá, tanto em sequeiro quanto irrigado. “Este estudo realizamos em nosso próprio Campo Experimental, onde avaliamos se a variedade se adequa a condições locais de clima e doenças, por exemplo. É um trabalho que está em seu segundo ano e que irá durar muitos outros, mas que já podemos dividir alguns resultados parciais com o público deste encontro”, comentou o engenheiro químico e Gerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto.

Os especialistas convidados também abordaram o uso de herbicidas no controle de mato na plantação, cuidado que deve ser mantido ao longo do ano em função do café ser uma cultura perene. Ainda foi discutida a adubação e manejo foliar, especialmente o equilíbrio de micro e macronutrientes via folha para melhor performance da planta. Durante as apresentações dos especialistas, realizadas em meio às plantações experimentais, o público interagiu trazendo suas dúvidas e experiências próprias de campo.

“Foi uma importante oportunidade para troca de conhecimento na cafeicultura, ainda mais pela presença dos Santinatos e de Matiello, que muito nos enchem de orgulho. Ao aproximar grandes especialistas e produtores, reforçamos o compromisso da Satis com a promoção da sustentabilidade do negócio rural através do aperfeiçoamento e capacitação constante de nosso público”, destaca o presidente da Satis, José do Nascimento Ribeiro. Após as apresentações técnicas, um almoço especial com música ao vivo encerrou a programação oficial do encontro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Palha de café é fonte de adubo

A casca de café pode ser proveniente do processamento do café via úmida e da etapa de beneficiamento, gerada em grande volume nas próprias fazendas cafeeiras.

Fondazione Ernesto Illy e illycaffè inauguram o 12º Ano Acadêmico do Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy

O curso contará com a participação de alunos brasileiros, como a administradora de empresas Karen Nery, e de outros 15 países.

Híbridos transgênicos de milho – Opções para todas as necessidades

  Maria Beatriz Pereira da Silva Graduanda em Agronomia pela UFLA e coordenadora acadêmica e científica do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas...

CNC e Andef debatem pesquisas agroquímicas voltadas ao combate da broca

Os representantes da Andef explicaram que há espaço para a realização de trabalhos de agregação de conhecimento sobre tecnologia de aplicação das moléculas disponíveis para o combate a essa praga do cafeeiro e também das que entrarão no mercado futuramente. Frente a essa informação, o CNC dará encaminhamento às seguintes atividades:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!