24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosDia do Algodão será realizado neste sábado, 15 de junho, na Roda...

Dia do Algodão será realizado neste sábado, 15 de junho, na Roda Velha, em São Desidério

Estrutura preparada para o Dia do Algodão

Está quase tudo pronto para o Dia do Algodão, que será realizado neste sábado, dia 15 de junho, às 7h30. Organizadora do evento, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está montando uma infraestrutura no campo para receber agricultores, gerentes de fazendas, técnicos, consultores, pesquisadores, estudantes e interessados na cadeia produtiva do algodão. O evento vem sendo organizado na Fazenda Sete Povos, distrito de Roda Velha, em São Desidério, e já nasce para se tornar uma referência do setor agrícola na Bahia.

O credenciamento começará a ser realizado às 7h30, e as visitas às estações técnicas serão iniciadas depois do café da manhã, às 8h30. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, abrirá os trabalhos com as boas vindas, juntamente com os demais presidentes das entidades representantes da agricultura baiana. A programação segue com as estações técnicas nas áreas de Biotecnologia, que vai levar aos participantes novas tecnologias em sementes; Fitossanidade, com a demonstração de estratégias de manejo e controle de tigueira e soqueiras de algodão, e do bicudo do algodoeiro; e de Pesquisa, para disseminação dos resultados dos estudos sobre monitoramento e manejo de doenças e pragas no Oeste da Bahia.

À parte das estações técnicas, o Dia do Algodão vai realizar uma palestra para os convidados com o tema Mercado e Logística de Algodão, com representante da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Ariel Coelho; e com o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda, sobre as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas para a cotonicultura brasileira. O Dia do Algodão vai contar também com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária (FPA), Deputado Federal Alceu Moreira, que vai fazer um pronunciamento e ouvir as demandas dos cotonicultores baianos.

Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, o evento vem para se tornar um dos maiores da cotonicultura baiana e uma referência para o setor agrícola. “Além do conhecimento, este Dia será marcado como um espaço de interação para que os cotonicultores, consultores e todos aqueles ligados ao setor agrícola venham e se sintam à vontade com a sua família e amigos, conhecer e trocar informações com os representantes das tradings, indústrias compradores de algodão e caroço, fornecedores de insumos, representantes do sistema financeiro enfim, todos os integrantes da cadeia do algodão. Queremos que seja um momento para celebrar o início desta colheita mas já pensando em como tornar ainda mais produtiva e rentável a próxima safra para o produtor baiano”, afirma.

Segundo a Abapa, esta safra deve ter um crescimento de 15% na produção em relação ao ano passado baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região Oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares. O Dia do Algodão vai contar com uma infraestrutura no campo com as quatro estações temáticas, amplo auditório, espaço de convivência com a presença das empresas expositoras, espaço mulher, e atração musical ao final. As inscrições para o Dia do Algodão são gratuitas e ainda podem ser realizadas online diretamente no site www.abapa.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

1ª etapa de um canavial com longevidade e altas produtividades

Autores Renato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico Rafael Bianco Roxo Gerente Técnico Regional – São Paulo e Sul de Minas José Renato Otávio...

Como podar e conduzir o caqui?

Como e quando podar o pé de caqui? Como fazer a poda?

Algas calcárias e sua atuação como corretivo de solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Ano de calor e seca, atiça curiosidade do cafeicultor

Autor José Donizeti Alves Doutor e professor titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) jdalves@ufla.br Em anos de muito calor e seca é comum...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!