24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiComo podar e conduzir o caqui?

Como podar e conduzir o caqui?

Créditos Pixabay

Pedro Maranha Peche
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fruticultura UFLA
pedmpeche@gmail.com
Rafael Pio
Engenheiro agrônomo e professor de Fruticultura UFLA

A poda de formação do caquizeiro tem a finalidade de formar o esqueleto básico da planta, capaz de suportar elevadas cargas. A muda é plantada em haste única, deixando no primeiro ano desenvolverem-se três ou quatro pernadas, radialmente e bem dispostas no tronco, distantes entre si de 10 a 15 cm, a partir de 50 cm do solo, eliminando-se os demais ramos rentes ao tronco.

No inverno seguinte, um ano após o plantio, essas pernadas são encurtadas a 30 cm, a fim de permitir as ramificações de brotações vigorosas, formando-se assim aestrutura tipo “taça“.

Em seguida os ramos devem ser arqueados, amarrando-se uma corda em uma estaca fincada no chão (inclinada 45º) e no ramo, puxando-se este com cuidado até incliná-lo por 30º, lembrando-se de sempre colocar um pedaço de borracha no local onde passará a corda no ramo, para assim evitar feridas na planta.

Os ramos devem ficar arqueados por quatro meses, eliminando-se todas as brotações que surgirem, deixando-se apenas as brotações das extremidades, para assim futuramente se ter uma copa baixa, o que facilita os tratos culturais e a colheita.

Poda de inverno

As plantas devem ser podadas ao final do inverno, no período que saírem da dormência, um pouco antes de iniciar o surgimento das brotações. A poda de encurtamento dos ramos deve ser evitada nas plantas adultas, uma vez que a frutificação ocorre sempre nos ramos do ano e os frutos se originam nas gemas terminais dos ramos do ano anterior.

O ponto mais importante da poda anual éreconhecer as duas ou três gemas localizadas na extremidade dos ramos ao final da 20ª estação hibernal, que contém as gemas florais.

Caso não seja feita a poda anual em plantas adultas de caquizeiro, o excesso de ramos, que ocasionalmente irão promover excesso de frutificação, promoverá quebra de galhos, resultando em prejuízos na produção e arquitetura da planta.

Raleio

Assim, a poda das plantas adultas deve se constituir no raleio de ramos, devendo eliminar o excesso deles, os ramos mal localizados, doentes e secos, os quais são eliminados pela base. Vale ressaltar que nenhuma frutificação ocorrererá caso seja feita uma poda drástica e também podas muito severas, que podem reduzir a frutificação, devido ao forçamento de um crescimento vegetativo excessivo.

Os frutos tendem a cair da planta precocemente se não receberem insolação suficiente. Isso é importante para conduzir a planta ao longo das podas hibernais, promovendo a formação de uma arquitetura de copa adequada, bem aberta e baixa, o que também facilitará os tratos culturais e a colheita.

Desbrotas periódicas devem ser realizadas pelo menos duas durante o ano, eliminando-se os brotos em excesso.Vale ressaltar que sempre, após a realização da poda, deve-se pincelar o local podado com pasta bordalesa, para assim evitar a contaminação da planta por doenças e pragas.

Escoramento dos ramos

O escoramento dos ramos tem o objetivo de promover o suporte de elevadas cargas de frutos em plantas adultas, para que suportem o peso dos frutos, evitando a quebra dos galhos mais abertos e carregados.

Deve ser realizado quando os frutos encontram-se ainda de pequeno tamanho. As escoras são fixadas no chão e, de preferência, na extremidade superior devem ter uma forquilha, onde se apoiará o ramo a ser sustentado. Também pode ser utilizado o escoramento por braçadeiras, onde os ramos mais fracos são sustentados pelos mais fortes, por meio de arames.

Raleio dos frutos

Após a queda natural dos frutos, se necessário, se faz o raleio, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos frutos remanescentes, propiciando assim a formação de caquis maiores, mais vigorosos e com maior aceitação pelos consumidores.

Devem-se eliminar os frutos menores, doentes, mal localizados (voltados para cima), evitando assim a queima pelo sol. Os frutos devem ficar bem distanciados para que não toquem um no outro, quando atingirem o tamanho máximo.

Seguindo essas recomendações, o produtor acertará na técnica, alcançando seu objetivo.

ARTIGOS RELACIONADOS

População correta para obtenção de alta produção de cebola

Daniel Lucas Magalhães Machado Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br Túlio Vieira Machado Engenheiro agrônomo e mestrando...

Controle de pragas e doenças em folhosas

Alimentos como a alface contêm ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes, quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade.

Importância do aminoácido prolina no cultivo da soja no Brasil

  Áureo Francisco Lantmann Engenheiro agrônomo, consultor, mestrado em fertilidade do solo e nutrição de plantas Wolney Ribeiro Responsável técnico da DominiSolo Fertilizantes Especiais e Aminoácidos   A maioria dos...

Pinta-preta arrasa lavouras de tomate e batata

Cristiane Bezerra da Silva Bióloga, doutora em Ciências Farmacêuticas cris.mpj@gmail.com A pinta-preta é uma das principais e mais frequentes doenças fúngicas que atinge a cultura da batata,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!