20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDia Mundial da Reciclagem

Dia Mundial da Reciclagem

Crédito Shutterstock

Em 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os materiais utilizados para preservar o meio ambiente.

Em homenagem à data, a Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, traz algumas dicas sobre reciclagem. Confira: 

  1. Separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro, etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores se encarregam de separá-los. Este trabalho gera renda para milhares de pessoas.
  2. Não é necessário lavar as latas de alimentos vazias. Lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Para latas de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso para não gerar mau cheiro e atrair vetores, como ratos.
  3. Não é necessário lavar as latas de aço de tintas e vernizes antes de descartá-las no ponto de coleta. Basta deixar os resíduos que restaram secando. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem.
  4. A Prolata possui 215 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos por todo o país, onde podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram recolhidas mais de 16 mil toneladas de latas de aço. Confira aqui os endereços dos PEVs: https://www.prolata.com.br/
  5. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, não há problema. Descarte as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço envolve 65 cooperativas. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.
  6. Jamais descarte no lixo orgânico máscaras cirúrgicas (ou quaisquer outras).

Sobre o Prolata

O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil está mudando a agricultura através do solo

Estamos desmistificando que a biologia molecular é um assunto tratado em laboratórios.

Nota de Repúdio da Abapa contra ato de vandalismo em fazenda de Correntina

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lamenta o ato de destruição e vandalismo ocorrido nesta quinta-feira (2) na Fazenda Iragashi, no Distrito...

Braskem apresenta nova resina renovável

Feito à base de cana-de-açúcar, produto é o primeiro com suas características a ser produzido com fonte renovável e deve atender o setor calçadista,...

BASF apresenta nova estratégia do negócio de Soluções para Agricultura

Em passagem pelo Brasil, o presidente Global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, Vincent Gros, apresentou a nova estratégia de negócio da empresa durante coletiva...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!