Fornecendo 60% da produção agrícola do Brasil, o Cerrado é celebrado no dia 11 de setembro. Com uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e cobrindo 24% do território brasileiro, o bioma pode gerar R$ 358 bilhões por ano para a economia do país até 2030 através da agricultura sustentável, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial.
Sendo responsável por 22% das exportações globais de soja, o uso consciente das áreas do Cerrado para produção agrícola deve ser modelo e é o grande desafio para produtores da região, uma vez que necessitam investirem em instrumentos adequados para adotarem nas tarefas do cotidiano e manterem a proteção ecológica. Amparada por isso, a TECGRAF AGRO, empresa de tecnologia em computação gráfica focada em fornecer soluções para projetos agrícolas, oferece a tecnologia AgroCAD, solução completa em projetos de trajetórias para veículos agrícolas autônomos.
A partir do uso do software, os produtores rurais do Cerrado podem, por exemplo, conhecer e valorizar cada palmo de terra com o planejamento das tarefas que serão executadas no campo, escolher a forma mais econômica e racional para plantar e evitar uso inadequado de fertilizantes e defensivos. Além disso, segundo o desenvolvedor do AgroCAD, João Camelini, o uso de tecnologias no campo pode auxiliar para uma produção maior e mais sustentável, uma vez que “aproveita melhor as áreas disponíveis ao invés de expandir a ocupação para outras áreas, evita agressões ao meio ambiente, usufrui plenamente as janelas de plantio e colheita, com o planejamento logístico interno do talhão e registra as operações para melhoria a cada safra”.
Sendo de grande relevância para a produção mundial de alimentos, o Cerrado deve estar no centro das discussões sobre as estratégias e tecnologias aplicadas na conservação da natureza. Com a aplicação da tecnologia AgroCAD no bioma, gerando o uso consciente das áreas para produção agrícola, motivando a preservação do meio ambiente e o crescimento de setor do agronegócio brasileiro de forma sustentável, será possível e eficiente o aumento da produtividade com o mínimo impacto ambiental, fazendo que o produtor rural produza mais e melhor.