Durante a Agrishow 2019 aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus aos produtos vencedores do Prêmio Trator do Ano Brasil 2019/20. Todas as marcas de tratores fabricados ou comercializados no Brasil tiveram produtos indicados ao prêmio, que conta com a avaliação de cinco professores doutores da área de mecanização agrícola de importantes universidades públicas do País.
Ao todo foram 15 marcas participantes, somando 44 diferentes produtos avaliados tecnicamente, que também foram votados pelo público através do site tratordoano.com.
Durante o evento, além dos tratores vencedores dos prêmios principais, foram agraciados com troféu de destaque os seguintes produtos dentro de cada categoria de produto:
- Valtra A94 na categoria de até 100cv,
- John Deere 7200J na categoria entre 100 e 200cv
- John Deere 8400R na categoria de mais de 200cv.
Entre estes tratores, o John Deere 7200J obteve a melhor pontuação dentro de todos os quesitos avaliados, conquistando assim o título de Trator do Ano 2019/20.
Os produtos ainda disputaram entre si o título de Trator do Ano na Categoria Especiais, e o trator vencedor foi o New Holland T4.75N.
O prêmio contou com votações populares por meio do site tratordoano.com. O público, neste ano, elegeu dois diferentes produtos que ficaram em primeiro lugar com exatamente a mesma votação final: o trator Yanmar Solis 26 e o New Holland T7.205, que dividem neste ano o título de “Trator mais Votado”. “As votações foram expressivas este ano, e tivemos a surpresa de ter dois produtos em primeiro lugar com exatamente o mesmo número de votantes”, explicou Borja Mendieta, diretor executivo do Prêmio.
Segundo o professor Leonardo Monteiro, coordenador técnico da comissão julgadora, o prêmio neste ano foi muito competitivo, sendo o resultado definido por pontuações muito próximas entre os tratores melhor avaliados. “A soma de valores é sempre uma surpresa, os professores participantes da comissão enviam as pontuações de cada produto em planilhas fechadas e os votos são inseridos em uma planilha final que permite a definição de um produto vencedor entre as três categorias de produtos, o mesmo ocorre na categoria Especiais que possui uma planilha especifica para ela. Especialmente este ano a disputa foi muito acirrada” destacou Leonardo.