20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDrones se tornam aliados de produtores rurais

Drones se tornam aliados de produtores rurais

Custo benefício do equipamento pode ser 70% menor do que um pulverizador com a mesma capacidade de aplicação

A tecnologia tem chegado não só aos escritórios, como também ao agronegócio, mas precisamente as plantações. Fazendeiros, inclusive, têm trocado “o velho” pulverizador por drones que exercem a mesma função: aplicar defensivos agrícolas nas plantações.

O gerente da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, líder nacional na comercialização de equipamentos agrícolas e sistemas de irrigação, José Henrique Gross, explica que o custo benefício do drone pode ser 70% menor do que um pulverizador com a mesma capacidade de aplicação. A empresa, conforme ele, também aderiu à aquisição de drones para atuar no campo.

Créditos: Divulgação

“Apesar de não substituir as máquinas já usadas atualmente, os drones complementam ainda mais a qualidade de aplicação e agilidade na operação. O drone funciona de uma forma bem simples e autônoma durante o trabalho. Diferente de um drone convencional, o drone de pulverização tem uma rota já planejada do seu voo para aplicação de líquidos ou sólidos”, explicou.

O gerente explica que o uso dos equipamentos é benéfico ao meio ambiente, visto que é usada menos água nas aplicações. Como os drones também não possuem motores a combustão, não há emissão de gases nocivos à saúde. “O drone é indicado para todos os tipos de propriedades onde é necessário um padrão de qualidade alta, ele não tem contra indicação para propriedades agrícolas. É um impacto positivo, visando o melhor custo benefício e qualidade de aplicação superior a qualquer equipamento”, concluiu.

Movimento nacional

O uso de drones no campo vem ganhando força em todo país. No final de julho, por exemplo, foi apresentada uma série de inovações no ramo do agro durante a 4ª Exposição Agro Chapada, realizada em Chapada Gaúcha, Minas Gerais. Entre as inovações apresentadas, o destaque foi o drone pulverizador com alta tecnologia de precisão.

O drone pulverizador possui radares de prevenção de obstáculos, GPS de ponta e controle com telas de 5.5 polegadas. Ele tem capacidade de atuar nas aplicações de sólidos, como ureia e adubo, tornando-se uma opção versátil para fazendas de cem a quinhentos hectares. Já para as grandes fazendas o drone entra como complemento dos maquinários necessários aos agricultores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Drones com IA já fazem a contagem de estoques

A tecnologia de Inteligência Artificial está possibilitando uma nova era de drones autônomos e que rapidamente vão assumir a gestão de inventários em grandes armazéns e gestão de ativos em obras, no campo ou em portos

Ideias de negócios rurais para empreender online

Cada vez surgem oportunidades de ter um negócio na internet. Por esse motivo, listaremos algumas ideias de negócios rurais para empreender online.

Taranis, de monitoramento de precisão, tem aporte de US$ 40 mi em rodada de investimento

Captação vai impulsionar o crescimento da empresa no Brasil e no exterior e permitirá o avanço em tecnologias para tornar o mercado de carbono agrícola uma realidade para os produtores

Bayer promove encontro sobre silagem com produtores rurais

Realizada em Belo Horizonte (MG), a sexta edição do Impulso Bayer Talks reuniu especialistas e produtores em torno do tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!