26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioEventosEAVISION lança na Agrishow drone com percepção inteligente do ambiente

EAVISION lança na Agrishow drone com percepção inteligente do ambiente

Pela segunda vez no evento, empresa comemora um ano de operação no País com maior área de exposição e espaço para demonstrações de voo.

Divulgação

O mercado de pulverização agrícola com o uso de drones tem crescido de forma acelerada no Brasil. Os resultados posicionam o País como o segundo maior mercado desta atividade no mundo. Com esse cenário favorável, a EAVISION apresenta, entre os dias 1º e 5 de maio, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o lançamento da sua mais nova ferramenta agrícola, o EA-30X PRO, um equipamento mais veloz na tomada de decisão, o que garante um desvio mais efetivo dos obstáculos.

“Esse equipamento traz mais segurança e agilidade, além de ser mais responsivo e estável. Conta com uma grande facilidade no desvio de obstáculos e acompanhamento do relevo, o que garante alta eficiência em todos os tipos de climas e culturas”, explica o diretor comercial da EAVISION no Brasil, Julio Cezar Pignata.

Uma das três maiores empresas de drones do mundo, a EAVISION tem focado nas projeções de crescimento para o segmento no Brasil. “O mercado brasileiro possui cerca de 10 mil aeronaves em voo e, a partir da liberação do sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para novos registros, esse número vai crescer muito mais. O Brasil já entendeu que a utilização do drone é vantajosa e a previsão do setor é de que, até 2025, tenhamos 50 mil aeronaves de pulverização operando nas lavouras brasileiras”, complementa Pignata.

O novo drone EA-30X PRO da EAVISION chega ao mercado com um sistema de pulverização com distribuição de gotículas. O equipamento possui pulverizador e semeadura de 30 e 40 litros, além de um bico de névoa CCMS patenteado e ajustado para todo tipo de produto, o que possibilita gotículas com distribuição bimodal mais ajustáveis entre 10 e 300 micrómetros e uma vida útil de até 22 mil litros.

“Com o 30X PRO, reunimos maior capacidade e uma eficiência de 92% na pulverização, utilizando energia elétrica e performando com mais economia para proporcionar aos clientes a não necessidade de uma segunda aplicação em suas lavouras”, enfatiza o diretor comercial da EAVISION no Brasil.

Quarta na linha de pulverizadores inteligentes da empresa, a ferramenta alia o sistema First Person View (FPV) de imagem estável – que possibilita um campo de visão horizontal de 130° e vertical de 120° com ajuste progressivo -, com os sistemas de navegação noturna EAV-NTL 3.0 e de distribuição EA-SPD 4.0 para garantir operações estáveis e contínuas em ambientes de alta temperatura e umidade. Além disso, esse veículo aéreo não tripulado (VANT) projeta a distribuição de fertilizantes sem risco de entupimento, seja com grânulas ou mistura de defensivos, com margem de erro de cerca de 10 cm, o que reduz drasticamente a ocorrência de falhas e contaminação do solo. 

Com eficiência para operar em até 22,5 hectares por hora, o EA-30X PRO conta com bateria inteligente, que oferece de 8 a 12 minutos de voo e pode ser carregada de forma rápida em até 10 minutos.

Ganhos nas comparações

Podendo atuar em diversas culturas, com destaque para as produções de milho, soja, café e cana-de-açúcar, a novidade da EAVISION também apresenta uma série de ganhos na comparação com os tratores pulverizadores. “Na comparação de pulverização com trator tradicional, a utilização dos drones evita o amassamento de 4% a 7% da cultura e não gera compactação do solo. Em uma área de 100 hectares, esse amassamento corresponde de 4 a 5 sacas de soja por hectare, o que resulta em um ganho de 500 sacas quando se opta pela pulverização com o drone”, elenca o diretor.

Outro destaque do EA-30X PRO é o Real Time Kinematic (RTK), uma correção em tempo real do posicionamento do drone, que trabalha com três constelações (GPS, Glonass e Beidou), utilizando de 36 a 39 satélites, enquanto equipamentos concorrentes trabalham com no máximo 18 satélites. O aparelho ainda conta com a tecnologia de risco mínimo Fly Way, que controla o drone quando ele perde a bússola.

“Apresentamos uma redução de três metros para três centímetros na precisão, ou seja, um voo sem margem de erro, com a comunicação toda realizada do chão e baseada no repetidor RTK, o que garante um desvio efetivo dos obstáculos, sem risco para operação em terrenos complexos”, lembra Pignata.

Com grande atuação no País, a companhia já iniciou o processo de expansão para a Bolívia e tem interessados em outros país da América Latina para ser uma alternativa ao uso dos tratores autopropelidos.

“Nosso produto tem peso para portabilidade de apenas 67 kg, pode atingir até 36 km/hora e é o único no mercado que voa até de 70 cm do alvo, enquanto outras alternativas podem chegar no máximo 1,5 m de altura mínima. Nosso drone permite pulverização perto de reservas e povoados com aproximação de até 20 metros e economiza água utilizando apenas 3 litros por hectare, enquanto os tratores tradicionais diluem 400 litros de água por hectare”, compara Julio Cezar Pignata. 

No céu da Agrishow

Além de marcar presença pela segunda vez na Agrishow, a EAVISION também vai promover durante o evento demonstrações com o EA-30X PRO, o EA-30X e o Falcon, que junto com o modelo Tucano, formam o portfólio da empresa.

“Estaremos também em uma área externa realizando voos de demonstrações de pulverização em culturas de sorgo com nossos drones a cada 30 minutos. O público poderá conferir os resultados logo após a aplicação. Será uma excelente oportunidade para os produtores avaliarem a performance dos equipamentos e tirar dúvidas”, adianta o adianta o diretor comercial.  

Sobre a Eavision

A EAVISION foi fundada em 2016 e entrou no mercado brasileiro em 2022. Com percepção visual binocular e controle autônomo de inteligência artificial como tecnologia principal, desenvolve e fabrica robôs e aeronaves remotamente pilotadas inteligentes, adequadas para ambientes complexos ao ar livre. O algoritmo de inteligência artificial é a principal vantagem da tecnologia exclusiva da empresa.

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa é liderada por especialistas em controle automático de renome mundial. Atualmente, possui 11 patentes de inovação autorizadas, 60 patentes de modelo de utilidade, 08 patentes visuais, 17 patentes PCTs, 13 direitos autorais de software e 32 marcas registradas.

A pesquisa e desenvolvimento e aplicação da tecnologia de visão binocular 3D resolvem o problema da visão binocular. Visão em ambientes externos complexos, fantasmas em aplicações práticas, interferência/reflexo da luz solar, computação de alta velocidade, calibração em tempo real e outros problemas comuns de classe mundial. A empresa desenvolveu e expandiu equipamentos de máquinas inteligentes e softwares aplicados em diversas áreas e cenários, envolvendo agricultura, energia elétrica, identificação de obras, tratamento médico e transporte ferroviário, etc. Entre eles, a mecanização e inteligência de cenários agrícolas são o foco principal da EAVISION atualmente. Ao mesmo tempo, a empresa desenvolveu de forma independente o único sistema comercial de detecção de emasculação de milho do mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

24º Dia de Campo Copercampos compartilha tecnologias para o novo Agro

De 26 a 28 de fevereiro, Campos Novos (SC) se transforma em centro de informações para elevar a eficiência na agropecuária. Mais de 140 empresas estão confirmadas para o 24º Dia de Campo Copercampos. Nesta edição, a nova agricultura estará em debate e o produtor rural terá a oportunidade de obter conhecimentos e visualizar novas oportunidades para a sua propriedade rural.

Drone como aliado contra o desmatamento

Obter informações detalhadas sobre uma floresta é fundamental para orientar o poder público a definir políticas de conservação e a monitorar possíveis crimes ambientais, como queimadas e desmatamentos ilegais.

Drones na heveicultura – O futuro presente no campo

Autores Vitor Muller Anunciato Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorando em Proteção de Plantas – UNESP -...

Drones – Versatilidade além dos limites

  O avanço da tecnologia de sensores embarcados, aviônica, capacidade de processamentos e, principalmente, a queda de preços fez com que os drones ficassem acessíveis...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!