27.4 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEl Niño gera prejuízo na produção de uvas e vinho

El Niño gera prejuízo na produção de uvas e vinho

Enoconexão, evento gratuito, traz palestrantes para debater efeitos das mudanças climáticas e preparação do produtor no cultivo

As mudanças climáticas em 2023 surpreenderam os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela FAPESP, o El Niño tem 80% de chance de ter alta intensidade. Isso ocorre quando a temperaturas das águas aumentam mais de 1,0ºC.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram do leste para o oeste e, consequentemente, pelo aumento da temperatura das águas superficiais da região central do Oceano Pacífico.

Reprodução/Internet

Com duração média de um ano e meio, o El Niño causa diversos impactos na viticultura, seja na produtividade, na qualidade e no preço dos frutos. O Brasil é um país com suas dimensões continentais, por isso o fenômeno deve ser avaliado localmente. Geralmente, em anos do fenômeno, espera-se aumento de chuvas na região Sul do país e secas ou estiagens nas regiões Norte e Nordeste, além de aumento na temperatura, como temos visto atualmente.

“Por isso, o 6º Encontro Enoconexão, evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo, vai abordar duas palestras técnicas relevantes com profissionais referências no setor para trazer informações para que os produtores de uva possam se apropriar do assunto”, explica Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão.

O engenheiro agrônomo e professor do Curso de Viticultura e Enologia, Dr. Leonardo Cury, abordará os pontos de atenção para os produtores das principais regiões vitícolas brasileiras e apontará as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura.

Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.

Segundo Ariana Sgarioni, enóloga e organizadora do evento, o produtor de uva e de vinho deve ser estrategista. “O que queremos é que o produtor avalie quais os principais impactos desses fenômenos na região dele e quais as mudanças seja na infra-estrutura, seja no manejo ele terá que estar preparado para fazer”.

O 6 Enoconexão, que tem co-organização do Polo Turístico do Circuito das Frutas, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, localizado na Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê, Louveira – SP. Para a programação completa e inscrições, acesse: enoconexao.com.br/eventos.

Palestrantes

Dr. Leonardo Cury possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Coordenador Adjunto e Professor do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia e membro das equipes gestoras do Click, Espaço de Inovação, PIPA IFMakeRS, da pré-incubadora ClickUp e do ClickLabs.

Palestra: Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?

Data e horário: 09 de novembro de 2023 das 13h30 às 15h00

Dr. Henrique Pessoa dos Santos é engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal. Atua como pesquisador da EMBRAPA desde 2001, trabalhando com pesquisas em fisiologia de produção de videiras destinadas ao consumo in natura ou processamento. Uma de suas principais linhas de pesquisa é sobre cultivo protegido da videira, caracterizando as respostas fisiológicas e o ajuste de manejo sob cobertura plástica. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV) e da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Palestra:Cultivo protegido de videira: Detalhes para se garantir produção e qualidade.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 15h00 às 16h30.

Para efetivar a inscrição acesse o link: https://bit.ly/enoconexao

O 6º Encontro Enoconexão contará com sete palestras, além de brindes e degustação de vinhos. Entre as palestras, duas são com nomes internacionais importantes do setor vitivinícola.

Dra. Marta Dizy Soto é graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Química pela Universidad Autónoma de Madrid com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidad Politécnica de Madrid. Realizou seu projeto de pesquisa do pós–doutorado durante quatro anos na Universidad de California (Davis) e trabalhou com técnica de vinícola durante uma safra na Austrália. É professora do curso de enologia da Universidad de La Rioja e Subdiretora do Projeto Enoregião. É professora convidada das Universidades de California, Princeton (EEUU), Northwest Agriculture and Forestry (China), Craiova (Rumania), Estadual de Campinas (Brasil) e Brighton (Reino Unido). É pesquisadora do Instituto de Ciências de la Vid y el Vino (Espanha).

Palestra: Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 15h às 16h30.

Dr. Álvaro Peña-Neira é engenheiro agrônomo/enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. Possui PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). Atualmente, lidera o grupo de pesquisa em viticultura e enologia da Universidade do Chile, tendo como linha de pesquisa a composição fenólica das uvas e vinhos em relação às práticas vitícolas, à maturação da uva, às técnicas de vinificação e ao envelhecimento do vinho. Ele ministra aulas em cursos de mestrado no Chile e Argentina.

Palestra: Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00

Lucas Amaral possui graduação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da EPAMIG- Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e Responsável Técnico pela Vinícola Experimental.

Palestra: Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00.

ARTIGOS RELACIONADOS

Intensidade do El Niño impacta o agro brasileiro

Fenômeno ganha força e coloca o setor em alerta.

Fruteiras em sistemas de produção de baixa emissão de carbono

Dentre os Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos pelas atividades humanas, o gás carbônico (CO2) ...

Trituradores são aliados para produção sustentável

Equipamentos podem ser utilizados para transformar resíduos em adubo natural e alimentos para animais

Viveiro São José e sua produção de mudas de abacate

Viveiro São José e sua produção de abacate trazem para você toda a sua expertise. Para adquirir as mudas, o contato é (19) 9 9752 5265 / (19) 3546 3799

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!