29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosEmbalagem que reduz emissão de CO2

Embalagem que reduz emissão de CO2

Algodão – Crédito: Shutterstock
Pioneiro no Brasil, o projeto em questão insere uma nova alternativa de resina reciclada em embalagens de defensivos agrícolas, que evita a dispersão de 600 toneladas de gases de efeito estufa por ano

A parceria entre Syngenta e Unipac para o desenvolvimento de uma nova embalagem de defensivos agrícolas recebeu o reconhecimento máximo do Prêmio ABRE 2020, promovido pela Associação Brasileira de Embalagens, na categoria Sustentabilidade. Feito a partir da reciclagem pós-consumo de IBCs (Contentores Intermediários para Mercadorias a Granel), o recipiente é inovador por ser o primeiro desenvolvido a partir de uma fonte alternativa de resina reciclada. O processo viabiliza a reciclagem de mais de 400 toneladas por ano de Polietileno de Alta Densidade (PEAD – tipo de plástico por meio do qual podem ser fabricados os IBCs), resultando em uma queda de cerca de 600 toneladas/ano de emissões de CO2.

De acordo com estudo publicado pela APR (Associação de Recicladores de Plástico), considerando-se a Análise do Ciclo de Vida (ACV) para fabricação de produtos a partir de resina reciclada, há uma redução de 88% no consumo de energia e emissões 71% menores gases de feito estufa em relação àqueles produzidos com polietileno virgem. Além disso, a embalagem desenvolvida a partir da reciclagem pós-consumo mantém a mesma eficiência daquela feita com resina virgem, atendendo aos requisitos do mercado e, ainda, fomentando a sustentabilidade.

Os principais desafios do projeto foram o desenvolvimento de um processo de triagem e descontaminação dos IBCs pós-consumo e, posteriormente, o estabelecimento de protocolos rígidos de monitoramento da resina e da fabricação das novas embalagens de defensivos, que devem atender a regulamentações internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos. Os novos contentores, com capacidade para 20L e auto empilháveis, incrementarão os portfólios de Syngenta e Unipac, reforçando o compromisso com sustentabilidade e inovação das duas empresas.

Para a Syngenta, a iniciativa se conecta aos compromissos do Plano de Agricultura Sustentável, contribuindo para a redução de impactos ambientais, para que a agricultura seja neutra em carbono; bem como para a promoção da segurança e a saúde das pessoas e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

“Por meio do seu Plano de Agricultura Sustentável, a Syngenta se compromete a investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025 e o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis se conecta às metas de redução da intensidade de carbono das operações da empresa em 50% até 2030”, destaca José Roberto Pelaquim, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens LATAM da Syngenta. “Estamos felizes com o reconhecimento do projeto pela ABRE e, mais ainda, com a parceria da Unipac nessa iniciativa.”

Realizado pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), o Prêmio ABRE 2020 teve em sua 20ª edição o tema Nova Economia e teve como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam por sua excelência no mercado brasileiro. Alguns aspectos avaliados pelo Prêmio foram inovação, funcionalidade, qualidade e sustentabilidade dos projetos inscritos. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal da Associação no YouTube e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xk3oERLNHZ0&feature=youtu.be

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil, no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/syngenta/ e no Instagram em @SyngentaBrasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação foliar no cafeeiro corrige deficiências

  Maurício Dominguez Nasser Pesquisador Científico da Apta Regional Alta Paulista - Adamantina/SP mdnasser@bol.com.br Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser Engenheira agrônoma e pós-doutoranda - Unesp - Botucatu A adubação...

Mercado de biológicos em alta

Impactado pela busca dos produtores por alternativas complementares ao ...

Calcário na medida certa

Antônio LuisSanti Professor da UFSM - Campus Frederico Westphalen, e pesquisador em Agricultura de Precisão Claudir José Basso Professor da UFSM - Campus Frederico Westphalen Lisandra Pinto Della...

Soja com alta produtividade: mais rentável, mais sustentável

É sempre importante ter em mente que não basta produzir, é preciso ser sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!