Embalagem que reduz emissão de CO2

0
96
Algodão – Crédito: Shutterstock
Pioneiro no Brasil, o projeto em questão insere uma nova alternativa de resina reciclada em embalagens de defensivos agrícolas, que evita a dispersão de 600 toneladas de gases de efeito estufa por ano

A parceria entre Syngenta e Unipac para o desenvolvimento de uma nova embalagem de defensivos agrícolas recebeu o reconhecimento máximo do Prêmio ABRE 2020, promovido pela Associação Brasileira de Embalagens, na categoria Sustentabilidade. Feito a partir da reciclagem pós-consumo de IBCs (Contentores Intermediários para Mercadorias a Granel), o recipiente é inovador por ser o primeiro desenvolvido a partir de uma fonte alternativa de resina reciclada. O processo viabiliza a reciclagem de mais de 400 toneladas por ano de Polietileno de Alta Densidade (PEAD – tipo de plástico por meio do qual podem ser fabricados os IBCs), resultando em uma queda de cerca de 600 toneladas/ano de emissões de CO2.

De acordo com estudo publicado pela APR (Associação de Recicladores de Plástico), considerando-se a Análise do Ciclo de Vida (ACV) para fabricação de produtos a partir de resina reciclada, há uma redução de 88% no consumo de energia e emissões 71% menores gases de feito estufa em relação àqueles produzidos com polietileno virgem. Além disso, a embalagem desenvolvida a partir da reciclagem pós-consumo mantém a mesma eficiência daquela feita com resina virgem, atendendo aos requisitos do mercado e, ainda, fomentando a sustentabilidade.

Os principais desafios do projeto foram o desenvolvimento de um processo de triagem e descontaminação dos IBCs pós-consumo e, posteriormente, o estabelecimento de protocolos rígidos de monitoramento da resina e da fabricação das novas embalagens de defensivos, que devem atender a regulamentações internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos. Os novos contentores, com capacidade para 20L e auto empilháveis, incrementarão os portfólios de Syngenta e Unipac, reforçando o compromisso com sustentabilidade e inovação das duas empresas.

Para a Syngenta, a iniciativa se conecta aos compromissos do Plano de Agricultura Sustentável, contribuindo para a redução de impactos ambientais, para que a agricultura seja neutra em carbono; bem como para a promoção da segurança e a saúde das pessoas e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

“Por meio do seu Plano de Agricultura Sustentável, a Syngenta se compromete a investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025 e o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis se conecta às metas de redução da intensidade de carbono das operações da empresa em 50% até 2030”, destaca José Roberto Pelaquim, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens LATAM da Syngenta. “Estamos felizes com o reconhecimento do projeto pela ABRE e, mais ainda, com a parceria da Unipac nessa iniciativa.”

Realizado pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), o Prêmio ABRE 2020 teve em sua 20ª edição o tema Nova Economia e teve como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam por sua excelência no mercado brasileiro. Alguns aspectos avaliados pelo Prêmio foram inovação, funcionalidade, qualidade e sustentabilidade dos projetos inscritos. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal da Associação no YouTube e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xk3oERLNHZ0&feature=youtu.be

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil, no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/syngenta/ e no Instagram em @SyngentaBrasil.