27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEmbrapa lança citros para parques e jardins

Embrapa lança citros para parques e jardins

Crédito Embrapa
Crédito Embrapa

Uma variedade de citros ornamental, BRS Rubra Cara, foi lançada no dia 24 de maio, oriunda do Programa de Melhoramento Genético de Citros numa parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), além da Embrapa Produtos e Mercado, por meio do Escritório de Negócios de Campinas e a Prefeitura Municipal de Montenegro.

A nova laranja umbigo será conhecida na Abertura da Colheita de Citros do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em Montenegro (RS). Os chefes-gerais das duas unidades de pesquisa envolvidas, respectivamente, Alberto Duarte Vilarinhos e Clenio Nailto Pillon estarão presentes no ato.

Essa novidade é apropriada para cultivo em parques e jardins. Seu caráter inovador é a praticidade e otimização da limpeza, por apresentar folhas perenes. É adaptada a climas tropicais e subtropicais. Quando utilizada em vasos, apresenta um crescimento lento e porte pequeno; já quando fixada diretamente no solo, atinge um porte um pouco maior.

Suas folhas são sua principal característica, a coloração verde-variegada chama a atenção e elas não caem, desse modo não precisa realizar uma limpeza constante, facilitando sua utilização em projetos de paisagismo, o que a torna um produto diferenciado e atraente no segmento de plantas ornamentais.

Variedade também pode ser consumida

Os citros apresentam grande variabilidade genética, e esse novo tipo é uma mutação natural da laranja Cara-Cara. O fruto é de tamanho médio a grande, não possui sementes, o sabor é doce e sua polpa é vermelha, rica em licopeno – tipo de carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos, é um protetor potencial contra tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

A Embrapa Produtos e Mercado fará um edital para licenciar viveiristas interessados em produzir mudas da BRS Rubra Cara no Rio Grande do Sul e esses farão a distribuição das mudas no mercado.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo manejo reduz incidência de doenças do tomateiro

João Roberto do Amaral Junior Engenheiro agrônomo jramaraljr@uol.com.br Nos anos 90 utilizávamos o sistema de plantio “V“ invertido com varas de bambu. Devido à necessidade de melhorar...

ISLA destaca seus diferenciais na Hortitec

  Durante mais uma edição, a Isla Sementes participou da Hortitec apresentando destaques e lançamentos que são tendências do mercado. Na linha de sementes profissionais,...

Um novo conceito de mecanização para a cafeicultura

Trabalhar o ano todo nas operações da cultura cafeeira (colheita, pulverização e poda) com espaçamentos tradicionais e adensados, oferecendo ao produtor maior competitividade é...

Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora e PhD...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!