23.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioEventosEmbrapa lança Consórcio Certo Matopiba e recebe premiação na Agrotins

Embrapa lança Consórcio Certo Matopiba e recebe premiação na Agrotins

Crédito: Rodrigo Munhoz

A abertura da 22ª Agrotins 2022 no último dia 11 foi também um dia marcante para a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). Durante a cerimônia de inauguração do evento, o pesquisador do centro de pesquisa Daniel Fragoso foi agraciado pela Assembleia Legislativa com a Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins. Além da premiação recebida, a Embrapa Pesca e Aquicultura lançou o Consórcio Certo Matopiba – um conjunto de recomendações para implementação e manejo do consórcio do milho de segunda safra e o capim.   

A premiação de Fragoso ocorreu devido ao seu trabalho na estruturação da Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária  –  Unitins Agro – além de pesquisas sobre a cadeia produtiva do arroz no Tocantins, que é o terceiro estado de maior produção do grão. Para o pesquisador, nascido em Formoso do Araguaia (TO), ter o nome indicado e escolhido em um contingente de centenas de cientistas atuantes hoje no estado do Tocantins, representa, além do reconhecimento, uma grande honraria. “Fiquei muito feliz e compartilho o mérito com meus colegas de equipe, da Embrapa e instituições parceiras, pois não fazemos nada sozinho”, diz o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e ex-professor visitante da Universidade Estadual do Kansas – EUA.  

Já o Consórcio Certo Matopiba foi lançado para proporcionar alta produtividade de grãos e ainda oferecer uma planta forrageira que contribuirá para o aporte de biomassa no solo, trazendo uma série de benefícios ao sistema de produção. Além disso, a tecnologia é totalmente adaptada para climas tropicais, especialmente para a região do Matopiba (que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

“Fazer o uso de plantas de cobertura e aporte de biomassa é uma estratégia importante para que se tenha resiliência e alta produtividade num sistema de produção agrícola sustentável para essas condições (adversas de plantio)”, explica Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo o pesquisador, é possível manter a mesma produtividade de uma lavoura de milho solteiro, com o ganho adicional da implantação de um capim, a partir do uso das técnicas recomendadas do Consórcio Certo Matopiba. 

As recomendações de manejo do Consórcio Certo Matopiba  são o resultado de pesquisas realizadas in loco nas regiões de fronteira agrícola: um resumo de adaptações para que esse sistema seja bem implantado nessas condições. Pela técnica, o produtor pode optar por algumas formas de implantação de capim no meio do milho. A condução da lavoura tem que ser de alto padrão, favorecendo o desempenho da cultura do milho para que a planta possa sombrear e sobressair em relação ao capim, durante o período de coexistência, para que a produção de grãos seja garantida. 

ARTIGOS RELACIONADOS

ISLA Sementes e Embrapa lançam Cenoura

A ISLA Sementes segue inovando e ampliando seu incrível e diversificado portfólio de sementes.

Lançamentos marcam presença da Embrapa no Show Rural

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e seus parceiros lançam no dia 7 de fevereiro, às...

Embrapa apresenta proposta de indicadores de manejo do solo

Embrapa está propondo indicadores que possam expressar os diferentes níveis de manejo do solo e suas respectivas contribuições no suprimento de água

Embrapa participa ativamente de eventos florestais

A Embrapa, com a coordenação de sua Unidade Embrapa Florestas, está envolvida em diversas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!