21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 22, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosEmbrapa lança cultivares de mandioca de mesa

Embrapa lança cultivares de mandioca de mesa

Crédito - Fabiano Bastos
Crédito – Fabiano Bastos

Seis cultivares de mandioca de mesa adaptadas às condições do Distrito Federal e Entorno serão lançadas, no dia 27 de outubro, na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Três cultivares têm coloração da polpa da raiz amarela (BRS 396, BRS 397 e BRS 399), uma cultivar com a coloração da polpa da raiz creme (BRS 398) e duas cultivares com a coloração da polpa da raiz rosada (BRS 400 e BRS 401).

Os trabalhos de pesquisa foram conduzidos pela Embrapa Cerrados e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), em parceria com a Emater-DF, Fundação Banco do Brasil e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os clones de mandioca gerados e selecionados foram avaliados conjuntamente com agricultores e extensionistas, em um trabalho de seleção participativa.

O programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa Cerrados está direcionado ao desenvolvimento de cultivares de mesa com elevada produtividade, com baixos teores de ácido cianídrico (HCN) nas raízes, tempo para cocção inferior a 30 minutos, raízes com maiores teores de carotenoides, resistência às principais pragas e doenças, dentre outras características.

Os pesquisadores da Embrapa Cerrados, Eduardo Alano e Josefino Fialho, apresentarão, durante o evento, os resultados da avaliação participativa das cultivares de mandioca de mesa. A pesquisadora Maria Madalena Rinaldi falará sobre o pós-colheita da mandioca de mesa. Os produtores rurais e representantes das associações de produtores receberão amostras de manivas-sementes.

Crédito - Fabiano Bastos
Crédito – Fabiano Bastos

Serviço:

Lançamento cultivares de mandioca de mesa

Data: 27/10/2015

Horário: 8h30 às 12h

Local: Embrapa Cerrados ” Rodovia BR 020, Km18, Planaltina-DF

Crédito - Fabiano Bastos
Crédito – Fabiano Bastos
ARTIGOS RELACIONADOS

Consorciação de mogno com outras culturas pode diversificar lucro

Café, cacau, pimenta-do-reino, banana, coco, mamoeiro, manga, maracujá, milho, palmito pupunha e mandioca são exemplos de culturas que podem ser implantadas junto ao mogno africano. Essa modalidade de cultivo, que engloba mais de uma cultura, é conhecida como plantio consorciado, e é indicada para silvicultores e produtores rurais que buscam diversificar a receita de médio e longo prazo.

Pesquisa desenvolve araucária com menor porte e produção precoce de pinhão

  Normalmente, a araucária começa a produzir pinhões quando alcança de 12 a 15 anos de idade e pelo menos oito metros de altura. Com...

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.  O...

BASF apresenta seu portfólio para café

  Entre os dias 27 e 30 de outubro a BASF participou do 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado na cidade mineira de Poços...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!