21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEmpresas buscam soluções para associar produtividade com sustentabilidade

Empresas buscam soluções para associar produtividade com sustentabilidade

Produtos formulados com substâncias naturais, como biofertilizantes, são soluções para agricultura

Sérgio Miguel Mazaro/Divulgação

Uma agricultura mais sustentável, sem riscosambientais e prejuízos à biodiversidade de plantas, animais e microrganismos e preservando a capacidade produtiva dos solos já passou de tendência para realidade possível e em constante desenvolvimento. Empresas da cadeia de produção de alimentos no mundo todo, têm buscado soluções que permitam associar maior produtividade com sustentabilidade.

Nesse sentido, a pesquisa tem focado muito seus esforços em soluções conhecidas como biofertilizantes que, segundo o Prof. Dr. Sérgio Miguel Mazaro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), são produtos que contenham princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas. “Tanto o solo quanto as plantas são organismos vivos e são a base para toda a produção agrícola, portanto, é fundamental que eles recebam as melhores condições para que se desenvolvam da forma mais saudável e natural possível”.

Por isso, fazer uso de biofertilizantes tem sido uma ótima solução, já que são produtos formulados com substâncias naturais que atuam no metabolismo das plantas, contribuindo para os diversos processosfisiológicos ligados ao bom desenvolvimento e a produção. “Direta ou indiretamente, os biofertilizantes conseguem atuarsobre o todo ou parte do metabolismo das plantas cultivadas. Desta forma, contribuem para elevar a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante”, explica o professor.

O professor explica como fazer isso. “Melhorando o desenvolvimento do sistema radicular – órgão responsável pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e nutrientes, promovendo melhor interface entre a planta e solo. Além disso, os biofertilizantes contribuem para o crescimento vegetativo, floração, formação e enchimento de frutos e grãos, qualidade e shelfelife do produto final”.

Outra característica relevante dos biofertilizantes está relacionada a ser um aliado das plantas na superação de condições extremas como a falta de água ou as altas temperaturas. Segundo Sérgio, determinadosextratos vegetais, algas, aminoácidos e substâncias húmicas, entre outras substânciasorgânicas, são alguns exemplos de biofertilizantes que, seja na forma de produtos líquidos ou sólidos, podem ser aplicados nas folhas das plantas, no solo, nas sementes, etc.

Quais são os benefícios de utilizar biofertilizantes?

Sérgio destaca que o principal benefício é melhorar o desempenho agronômico das culturas e, com isso, elevar os ganhos produtivos. Por isso, os biofertlizantes têm um papel importante no aumento da produtividade, assim como na qualidade e sustentabilidade da produção agrícola.

“Tem-se observado que ao ser aplicado direto nas plantas tem melhorado os processos metabólicos e otimizando o potencial produtivo da lavoura”, afirma o professor ao explicar que os efeitos dos biofertilizantes também podem ser no solo, mas são principalmente visualizados nas plantas.

Uma das vantagens dos biofertilizantes é o fato de serem produtos naturais, seguros ao homem e ao meio ambiente, mas há outras vantagens tais como:

  • Aumentamos teores de nutrientes no solo;
  • Fortalecem o sistema de defesa natural das plantas;
  • Contribuem para a manutenção da umidade do solo;
  • Promovem melhor enraizamento e desenvolvimento das plantas;
  • Melhoram das características físicas e químicas dos solos, fazendo a manutenção da capacidade produtiva destes;
  • Aumentam a produtividade dos cultivos.

“É importante destacar que os biofertilizantes não substituem os fertilizantes, mas podem melhorar a performance destes e dos agroquímicos quando utilizados em associação.”, afirma o professor Sérgio.

ARTIGOS RELACIONADOS

DuPont Pioneer e DuPont Crop Protection participaram do 2º Congresso Nacional de Mulheres no Agronegócio

Nos dias 17 e 18 de outubro, a DuPont Pioneer e a DuPont Crop Protection apoiaram e participaram do 2º Congresso Nacional de Mulheres...

Divisão agrícola da BASF tem novo gerente de comunicação

O agrônomo Redson Vieira, há 12 anos na Cia, assume a função O engenheiro agrônomo Redson Vieira, assume uma nova função da Unidade de Proteção...

Saiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros

Elemento é exigido em altas quantidades e faz parte da parede celular da planta Considerado um macronutriente nas culturas de citros, por ser exigido em maiores...

Manejo campeão da BASF

O Brasil conheceu nesta quinta-feira os sojicultores que deixaram o seu legado ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!