Nos dias de lançamento do Plano Safra, em 27 e 28 de junho, especialistas, estudiosos, pesquisadores e representantes de cooperativas renomadas participam do ENCA no Royal Palm Hall, em Campinas (SP).
O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias – ENCA 2023, promete uma programação especial nesta edição. Pelos menos 500 líderes de cooperativas agropecuárias estarão presentes neste evento que marca um dos anos mais importantes para o Grupo Conecta. E será em uma data importantíssima para o setor, com o anúncio, em Brasília, do Plano Safra Empresarial, em 27 de junho, e do Plano Safra da Agricultura Familiar, no dia seguinte, em 28 de junho. Os participantes repercutirão o plano em primeira mão no evento.
“Estamos preparando um Enca que será memorável! Será uma análise desse primeiro semestre e como devemos nos preparar para os próximos meses e anos. O cooperativismo brasileiro tem um papel fundamental para suprir a necessidade global por mais alimento e energia”, avalia Luciana Martins, Diretora-executiva do Grupo Conecta.
A programação vai oferecer aos presidentes e diretores das cooperativas um ambiente imersivo nos assuntos que ainda geram muitas perguntas ao setor, como os desafios e oportunidades no atual cenário político e econômico, a partir do que já foi construído nos primeiros seis meses do novo governo; além de aprofundar temas como planejamento, gestão financeira e de risco, sucessão familiar, inovação, investimento em tecnologia, sustentabilidade, entre outros.
Abrindo o circuito de palestras e debates, Fernando Degobbi, Diretor Presidente da Coopercitrus e Nei César Mânica, Presidente da Cotrijal, aprofundam as discussões sobre “Cooperativismo – Fortalecendo gerações e evoluindo na governança”*. Outro ponto debatido entres os painelistas está na sequência do negócio rural. *Carlos Augusto Pandolfi, Superintendente Geral da Coobriel, Irieno da Costa Rodrigues, Diretor Presidente da Lar Cooperativa e José Rossato Jr, Vice-presidente da Coplana, apresentam as oportunidades do setor com a palestra: Conectando Jovens ao Modelo Cooperativista: O desafio da Sucessão.
O evento também contará com a presença do ex-ministro da Agricultura Dr. Roberto Rodrigues, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas, que vai levar aos congressistas uma análise criteriosa sobre o presente. Na programação, o coordenador de Agronegócio da FGV apresenta “O Futuro é Agora!” Tendências econômicas mundiais para o agronegócio brasileiro.
A programação do ENCA 2023 também conta com outros nomes importantes do setor cooperativista como Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé; Dilvo Grolli e Presidente da Coopavel. O evento vai contar com cooperativas agropecuárias de variadas culturas que já estão se organizando para participar do ENCA 2023.
“A agropecuária é o ramo que mais conta com o número de cooperativas: 1.700 ao todo. São milhares de empregos diretos e indiretos! Agora, o setor espera em cinco anos bater a marca de R$ 1 trilhão, uma cifra ousada, mas não impossível de atingir. Por isso, o momento exige preparo e conhecimento, esse é papel do ENCA 2023”, afirma Danilo Bomfim, Diretor do Grupo Conecta