19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioEventosEPAMIG realiza Dia de Campo sobre fruticultura

EPAMIG realiza Dia de Campo sobre fruticultura

Evento, em São João São del-Rei, abordará os temas poda e manejo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove no próximo dia 10 de agosto (quinta-feira), em São João del-Rei, o Dia de Campo: Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical. O evento, gratuito, acontece a partir das 8h30, no Campo Experimental Risoleta Neves. As inscrições serão feitas no local.

Créditos: Divulgação

Na programação, quatro palestras sobre poda e manejo do pessegueiro, da videira, da figueira e da pitaeira, além da oportunidade de trocar experiências sobre diferentes aspectos do cultivo, produção e comercialização de frutas. “Estamos, exatamente, no período da poda das fruteiras de clima temperado, por isso, a temática. No entanto, o evento é a oportunidade para estreitarmos as conexões entre produtores, pesquisadores e extensionistas, esclarecermos dúvidas, falarmos sobre o mercado e compartilharmos conhecimentos”, afirma o pesquisador da EPAMIG Paulo Márcio Norberto.

Típica de áreas tropicais, a pitaya tem se adaptado bem na região do Campos das Vertentes. “A fruta despontou como uma cultura atraente e rentável. Houve um boom inicial no consumo e atualmente a demanda se estabilizou. O cultivo continua sendo viável, uma vez que a planta é rústica e de fácil adaptabilidade”, comenta Paulo.

O pesquisador acrescenta que todas as culturas que serão abordadas no Dia de Campo requerem áreas pequenas para o cultivo. “A agropecuária na região do Campo das Vertentes tem a pecuária leiteira como seu principal pilar. Apresentamos a fruticultura como uma fonte de renda extra, bastante adequada à propriedade familiar”. Além da comercialização in natura, a fabricação de doces e geleias é uma boa opção para a agregação de valor. “Por estarem em uma região produtora de hortaliças, esses produtores têm facilidade para enviar para a CeasaMinas, as frutas que não vendem no mercado local”, completa.

A Universidade Federal de São del-Rei (UFSJ) e a Emater-MG são parceiras na realização do Dia de Campo, que conta também com o apoio da Fapemig e das prefeituras dos municípios de Barroso, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Carandaí e Belo Vale, que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Campo Experimental Risoleta Neves da EPAMIG.

Dia de Campo Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical

Data: 10 de agosto

Horário: 8h30 às 12h

Local: Campo Experimental Risoleta Neves (av. Visconde do Rio Preto, s/n – Campus CTAN – Universidade Federal de São João del Rei)

Inscrições gratuitas, no local.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil quer ser autossuficiente em cacau até 2025

O Brasil, que já foi o maior produtor e exportador de cacau, hoje é o sétimo produtor ...

Dia de Campo dos Produtores de Amendoim

1 de fevereiro, em Itaju (SP).

As inúmeras utilidades da graviola

Quando falamos de frutas como a graviola, é possível destacar inúmeros benefícios oferecidos à saúde humana. Além de ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio, magnésio, manganês e potássio.

Abertura nacional da colheita da maçã em Santa Catarina

O Brasil possui mais de 32 mil hectares cultivados com pomares de macieira, com capacidade anual de produção superior a 1,3 milhões de toneladas da fruta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!