21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEPAMIG realiza encontro online

EPAMIG realiza encontro online

Evento gratuito ocorre em 12/6, a partir das 17h, e vai abordar, dentre outros temas, o uso do “pó de rochas” como alternativa sustentável para contornar crise na importação de fertilizantes

Créditos: Divulgação

Os remineralizadores de solo são materiais de origem mineral que passam por processos mecânicos, não químicos, de redução de partículas e têm se apresentado como uma alternativa aos adubos solúveis para fertilização. Esses chamados “pós de rochas” oferecem nutrientes essenciais e podem melhorar a interação das raízes das plantas e do seu ambiente com microrganismos.

Para ampliar as discussões sobre o tema, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza, no próximo dia 12 (segunda-feira), uma live de lançamento do Informe Agropecuário 321 – “Remineralizadores e a fertilidade do solo”. O evento terá transmissão online pelo canal oficial da EPAMIG no YouTube, a partir das 17h, e será composto por um ciclo de palestras conduzidas por alguns dos autores da publicação.

“Acredito que será uma oportunidade muito interessante para podermos elucidar questões práticas sobre como funcionam os remineralizadores de solo, quais as suas vantagens e quais os resultados de pesquisas recentes, além de apresentar algumas orientações quanto ao seu uso e manejo em sistemas de produção”, destaca o pesquisador da EPAMIG Sede, e um dos organizadores do evento, José Mário Lobo Ferreira.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Cerrados), os remineralizadores de solo já são utilizados em aproximadamente 5 milhões de hectares do solo brasileiro e há 55 produtos derivados de minerais devidamente registrados no Ministério da Agricultura (MAPA) para tal finalidade. No Brasil, Minas Gerais é o estado que possui o maior número de registros em seu solo: 23 (41,8% do total). Contudo, José Mário Lobo destaca a importância de se estar atento aos materiais registrados no MAPA, para evitar possíveis contaminações de solo.

“Não são todos os insumos minerais que atendem aos requisitos mínimos da legislação brasileira específica. É necessário que tenham um desempenho agronômico que justifique seu custo, incluindo a aquisição, o transporte e a aplicação, nos termos adequados para o produtor agrícola. Há inclusive materiais que não podem ser inseridos no solo, por conterem elementos potencialmente tóxicos, como arsênio, cádmio e mercúrio. Isso será levantado durante a live de lançamento”, lembra o pesquisador da EPAMIG, que é também um dos editores-técnicos do Informe Agropecuário 321.

Sequestro de carbono

De acordo com o pesquisador, os remineralizadores são uma saída viável e “regionalizada” (por serem produzidos em solo nacional) para o crescente gargalo ocasionado pela dependência da importação de fertilizantes de países como a Rússia, atualmente em guerra contra a Ucrânia. “Hoje em dia, várias empresas já se encontram cadastradas para a comercialização de pó de rocha para fins agrícolas, inclusive alguns deles com alto teor de potássio. Minas Gerais se destaca com o maior número dessas empresas registradas”, comenta.

Durante o encontro online, também será discutido o impacto ambiental positivo gerado pelo uso de remineralizadores, que proporcionam uma espécie de “rejuvenescimento” do solo por adicionarem minerais primários ao mesmo. Além disso, a prática favorece também a atividade biológica do solo e uma possível captura e estabilização do carbono. “Pesquisas têm revelado um potencial de sequestro de carbono envolvido no uso de remineralizadores, o que é muito valioso se pensarmos nas discussões atuais sobre a redução de impactos da agricultura no meio ambiente e na diminuição da emissão de gases de efeito estufa”, conclui o pesquisador.

Mais informações pelo telefone (31) 3489-5070.

Serviço:

Evento: Live de lançamento do Informe Agropecuário 321 – Remineralizadores e a fertilidade do solo (online e gratuito)

Data: 12 de junho de 2023

Hora: A partir de 17h

Transmissão: Canal oficial da EPAMIG no YouTube. Link

ARTIGOS RELACIONADOS

Lonza apresenta portfólio de adjuvantes para hortifrúti

A Lonza está há seis anos presente na Hortitec. “A feira vem, ao longo dos anos, nos auxiliando no desenvolvimento da marca e no...

Hidroponia pode aumentar produtividade em até 50%

Hidroponia é o meio pelo qual cultiva-se plantas sem o uso do solo em um ambiente protegido. As plantas são acondicionadas em canaletas, ou vasos com material inerte, onde passa uma solução nutritiva com todos os nutrientes essenciais para o bom desempenho da cultura.

Abertura da Colheita do Arroz

Evento ocorre de 9 a 11 de fevereiro em formato híbrido na Estação Experimental Terras Baixas ...

Advanta Seeds reafirma compromisso com o agro

A cidade de Uberlândia (MG) foi palco do VIII Encontro Nacional da Cultura do Sorgo, e a Advanta Seeds se destacou como patrocinadora Diamante do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!