18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Erros na solução nutritiva da alface hidropônica

Erros na solução nutritiva da alface hidropônica

Amanda Santana ChalesEngenheira agrônoma e mestranda em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)amandaachales@gmail.com

Júlio César RibeiroEngenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)jcragronomo@gmail.com

Alface – Crédito: Jorge Barcelos

A produção hidropônica de alface tem se difundido cada vez mais no País, tendo em vista que essa hortaliça é a mais aceita pelos consumidores, além de apresentar um ciclo rápido e de fácil manejo, proporcionando também um retorno econômico mais rápido.

O manejo da solução nutritiva no sistema hidropônico é de suma importância para o adequado desenvolvimento das plantas, visto que ocorre uma variação com relação à proporção de nutrientes, considerando a demanda da cultura ao longo do seu desenvolvimento.

Alguns erros, como a falta de monitoramento diário de pH, condutividade elétrica e temperatura, podem proporcionar um alto impacto no crescimento das plantas de alface, assim como na sua produtividade. Além disso, é de suma importância a troca da solução nutritiva a cada cultivo, assim como a limpeza do sistema após cada ciclo de produção, proporcionando um produto com uma boa sanidade e qualidade.

Sem prejuízos

Para que prejuízos econômicos sejam evitados, é necessário que alguns cuidados básicos sejam tomados durante o cultivo. É fundamental que, diariamente, práticas simples, como o monitoramento da temperatura, pH e condutividade elétrica da solução sejam realizadas, evitando possíveis estresses às plantas, visto que estes são parâmetros indicativos da concentração de nutrientes na solução nutritiva.

Outro ponto importante a ser considerado está relacionado às épocas mais quentes ou mais frias do ano, dependendo da região. Deve-se ficar atento quanto ao tempo de circulação da solução nutritiva no perfil, tendo em vista que no inverno os intervalos de irrigação podem ser maiores em decorrência da menor taxa de transpiração e consumo de água.

Já no verão, os intervalos de tempo de circulação da solução nutritiva no perfil devem ser menores, devido à maior taxa de transpiração e consumo de água, a fim de não permitir que as plantas sofram estresses fisiológicos, ou até mesmo entrem em ponto de murcha permanente, levando à perda da produção.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser levados em consideração no preparo da solução nutritiva, os quais abrangem desde a qualidade da água utilizada no cultivo até os tipos de sais/fertilizantes utilizados, visto que estes devem proporcionar a quantidade de nutrientes ideal para a planta e que não apresentem em sua composição algum outro elemento químico que seja prejudicial ao seu desenvolvimento e à saúde do consumidor.

Considerando que a água é o ponto de partida para o preparo da solução nutritiva, é de suma importância que análises químicas e microbiológicas sejam realizadas, a fim de se conhecer a concentração salina e os possíveis patógenos que podem estar presentes, e assim possibilitar um melhor controle de qualidade.

Outro ponto importante é a solubilidade dos fertilizantes utilizados para o preparo da solução nutritiva; fertilizantes mais solúveis proporcionam maior disponibilidade de nutrientes às plantas, no entanto, geralmente são mais caros, devendo ser observado seu custo x benefício.

No preparo e/ou ajuste de soluções nutritivas, cuidado especial deve ser tomado com as misturas dos fertilizantes, visto que alguns fertilizantes são incompatíveis, podendo ocorrer a formação de precipitados, deixando os nutrientes indisponíveis para absorção das plantas, como por exemplo, no caso da mistura direta de nitrato de cálcio com sulfatos e fosfatos.

O pH e a condutividade elétrica devem ser aferidos diariamente ao longo do desenvolvimento das plantas de alface, pois com a absorção de água e nutrientes ocorre a variação desses parâmetros, devendo-se, sempre que necessário, realizar o ajuste de nutrientes ao nível adequado de desenvolvimento das plantas.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Erros na solução nutritiva da alface hidropônica