24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasEstações meteorológicas impactam agricultura moderna

Estações meteorológicas impactam agricultura moderna

A tecnologia é aliada principal no avanço da agricultura moderna.

A agricultura moderna tem se beneficiado significativamente do avanço tecnológico, principalmente no que diz respeito ao monitoramento climático por meio de estações meteorológicas e outras ferramentas de precisão. No 7° episódio do podcast Conexão Microgeo, os especialistas Renan Benites Flaminio, engenheiro agrônomo da Microgeo, e Tiago Terezan, coordenador de negócios na empresa Safra 4.0, discutiram a importância dessas tecnologias e seu impacto no campo.

Créditos: Divulgação

As estações meteorológicas têm desempenhado um papel vital no aprimoramento da agricultura ao fornecerem informações cruciais sobre as condições climáticas em tempo real. Esses sistemas de monitoramento coletam dados essenciais, como temperatura, umidade, vento, radiação solar e chuva, permitindo aos agricultores tomarem decisões estratégicas informadas sobre suas plantações.

A observação meteorológica de superfície, realizada por meio dessas estações, requer precisão e conformidade com normas específicas para garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados coletados. Embora o Brasil ainda não possua uma rede extensa de estações meteorológicas que atenda completamente às demandas de todo o país, a crescente preocupação com os impactos ambientais tem impulsionado um aumento na instalação desses equipamentos.

Essas tecnologias são fundamentais para os agricultores, pois influenciam diretamente na produtividade das plantações. Com informações detalhadas sobre as condições climáticas, é possível não apenas otimizar o manejo das lavouras, mas também executar um planejamento agrícola mais eficiente a longo prazo.

Os convidados do podcast também falaram sobre a parceria das empresas Microgeo e Safra 4.0, através do ‘Clube Microgeo’. O programa da Microgeo permite que os clientes, através da plataforma digital de acúmulo de pontos por cadastro de notas fiscais, façam trocas de pontuação por diversos benefícios, entre eles os serviços da Safra 4.0. O objetivo é ser cada vez mais relevante perante os clientes e oferecer benefícios que vão além da microbiologia do solo e que ofereçam conhecimento e serviços que agreguem valor ao negócio do produtor.

O episódio completo pode ser ouvido pelo link: Link

ARTIGOS RELACIONADOS

Saúde do solo

Neste episódio, a equipe da Omnia Fertilizantes fala sobre a saúde do solo.

Plantas de cobertura

Adubação Verde e Plantas de cobertura.

Campo avança para agricultura digital

A agricultura digital se relaciona diretamente com a coleta, monitoramento e interpretação de dados

Biológicos: Quem ainda não usou, vai usar!

Biológico. Quem ainda não usou, vai usar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!