27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAtraso na semeadura da soja abre oportunidade para algodão

Atraso na semeadura da soja abre oportunidade para algodão

A falta de chuva que comprometeu o plantio da oleaginosa está afetando a janela da safrinha de milho. Produtores que optarem pelo cultivo da fibra, além de diversificar a produção, podem ter melhor retorno financeiro, principalmente com o auxílio da biotecnologia

Com o atraso na semeadura da soja nas principais regiões produtoras do Brasil devido à falta de chuvas, a janela de plantio do milho safrinha a cada dia que passa está mais estreita, fazendo com que os produtores rapidamente revejam suas estratégias para o próximo ciclo. Com essa situação, o cultivo de algodão ganha força, principalmente diante da expectativa de maior rentabilidade da cultura em comparação ao milho.

Créditos: Divulgação

Diante deste cenário, o agricultor que optar por ampliar área de cultivo de algodão, tem mais um grande aliado: o Smartgran, único condicionador biológico de solo registrado pelo Mapa, que visa maximizar a atividade biológica e enzimática, melhorando o aspecto agronômico do ambiente de produção. O produto que possui a tecnologia exclusiva Smartbac, as bactérias inteligentes da Superbac, empresa pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia, tem comprovado sua eficiência também nas lavouras de algodão.

Segundo o engenheiro agrônomo Lucas Gelonezi Fernandes de Andrade, gerente comercial Mato Grosso da Superbac, em ensaios iniciados em janeiro deste ano, nas praças produtivas de Sorriso/MT e Luiz Eduardo Magalhães/BA, o produto apresentou grandes resultados. Nessas áreas a estratégia foi fazer o comparativo do manejo de adubação padrão do produtor com o tratamento Superbac.

O manejo consistiu em apenas adicionar uma aplicação com o Smartgran a lanço ou na linha de semeadura na adubação padrão da fazenda. “Além do aspecto visual, vigor de planta e a uniformidade da área, observamos uma elasticidade muito grande nos resultados, onde obtivemos um incremento médio de 15,7 arrobas por hectare, o que corresponde a 6,2% em produtividade”, destacou “Embora a nossa base de dados na cultura ainda seja recente, as performances iniciais nos deixam bastante otimistas. Os estudos têm se comprovado também em outras culturas, como na soja e no milho, onde nossa base de resultados é mais extensa”, completou.

O cultivo de algodão chama a atenção, pois é uma cultura de alto investimento e demanda muita tecnologia. E com isso, poder agregar mais uma ferramenta disruptiva no manejo do produtor e assim permitir alcançar melhores produtividades, de forma rentável e sustentável. “A Superbac tem olhado com muito carinho este mercado e queremos difundir ainda mais nossas biotecnologias principalmente em Mato Grosso”, reforça o especialista.

Mais detalhes da solução

O Smartgran é composto por uma matriz orgânica de elevada qualidade, combinada a um blend sinérgico de bactérias que atuam no solo, maximizando sua atividade biológica e enzimática, melhorando a qualidade agronômica do solo. Dentre os diferenciais da solução, podem se destacar um arranque mais rápido das culturas e melhor estabelecimento de plantas. Além disso, o melhor enraizamento auxilia numa maior tolerância a estresses abióticos e plantas com maior vigor.

Com a biotecnologia Smartbac, o agricultor consegue observar e medir a saúde do solo por meio de análises enzimáticas, em especial a Arilsulfatase e Betaglicosidase, envolvidas no ciclo do enxofre e do carbono, na qual indicam uma maior qualidade do solo. Além de ser uma ferramenta importante no aumento da biodiversidade do solo, o Smartgran ainda confere o diferencial do melhor aproveitamento dos macros e micronutrientes, aumentando sua eficiência na absorção de nutrientes, que consequentemente irá resultar em uma melhor performance das culturas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gesso corrige o solo em profundidade

O gesso apresenta solubilidade em água 150 vezes maior que a do calcário. Devido a esse alto í­ndice, não é necessária a sua incorporação...

Produtor de algodão aumenta a produtividade

Soluções naturais à base de aminoácidos e precursores hormonais podem auxiliar na produtividade Pela primeira vez ocupando o posto de segundo maior exportador de algodão no ranking...

Estação agrometeorológica fornece dados para tomada de decisões agrícolas no Leste do MS

Parceria viabiliza a instalação de estação agrometeorológica em Ivinhema, que está integrada a rede Guia Clima da Embrapa. Os dados climáticos estão disponíveis para...

Algodão: produção e exportação

Com o volume recorde de algodão colhido na temporada 2018/19, o mercado externo foi ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!