23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosExpoforest: a maior feira florestal das Américas

Expoforest: a maior feira florestal das Américas

A edição 2023 da Expoforest ocorrerá de 09 a 11 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), e contará com 300 empresas expositoras e 40 mil visitantes.

O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante.

Segundo o relatório da Ibá 2022, o País possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.

Créditos: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.

O evento

A Expoforest – Feira Florestal Brasileira que nesta edição acontecerá de 09 a 11 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR).

Em 2011, ela alcançou outra proporção, tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas.

Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

Em 2011 e 2014 as edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper (atual Sylvamo).

Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a feira aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, região de Ribeirão Preto (SP), também em área da parceira Sylvamo e reuniu 30.654 visitantes, com 240 expositores.

Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

Agora, a expectativa é que a Expoforest 2023 reúna em torno de 300 empresas expositoras e receba cerca de 40 mil visitantes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Expoforest terá espaço dedicado a sistemas ILPF

O evento vai acontecer no período de 09 a 11 de agosto e deve receber mais de 30 mil pessoas

John Deere apresenta uma revolução na Expoforest

Tecnologia de plantio John Deere presente na nova plantadora florestal permite plantar até 1.200 mudas por hora

Confira como foi o primeiro dia da Expoforest

https://youtu.be/-XLQb6fzBsk

Corteva apresenta na Expoforest soluções tecnológicas

Linha Floresta da empresa demonstrará no campo novidades de posicionamento do seu portfólio, auxiliando o silvicultor no controle de invasoras que impactam na produtividade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!