Ao longo da primeira semana de dezembro, quem participar da ExpoSul Florestal, em Curitibanos (SC), além de conhecer novas tecnologias, máquinas e equipamentos para operação florestal, poderá fortalecer o networking profissional, ouvir e interagir com grandes nomes do mercado florestal e madeireiro do Brasil.
Em sintonia com a evolução do evento ao longo dos últimos anos, a programação busca atender a demanda e expectativas de um público crescente, oferecendo o que há de mais atual no setor em termos de inovação, tecnologia e métodos de manejo, especialmente do plantio de pinus – que representa 84% das florestas plantadas na região.
“Tem sido uma curadoria, escolhemos a dedo. Convidamos profissionais com bagagem, que tem conteúdo e prática extensa para compartilhar. Queremos tendências, inspiração, pesquisas e sobretudo ensinamentos aplicáveis, ou que ao menos apontem caminhos para quem está conosco, buscando formação continuada, novas práticas, mais eficiência”, aponta Fabio Calomeno, idealizador do evento.
O pesquisador da Embrapa Florestas e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Washington Magalhães, abre a série de palestras falando sobre inovação e o conceito de biorefinaria florestal, que busca desenvolver processos e produtos de maior valor agregado a partir da biomassa florestal.
Ao apresentar cases concretos e perspectivas para modelos diversos de negócios a partir da biorefinaria, Magalhães vai discutir com o público sobre oportunidades e novas frentes possíveis de empreendedorismo no segmento. Renato Robert, também professor da UFPR, traz um panorama sobre inovação e tecnologia na indústria madeireira, explicando como os fatores geraram transformações relevantes no abastecimento de matéria-prima de florestas de produção.
Na área de regulamentação, o evento também contará com palestrante que falará sobre os aspectos legais que interferem no desenvolvimento do setor de base florestal, como a atual pauta do Código Florestal x Lei da Mata Atlântica, liberação de áreas para plantio florestal, entre outros aspectos ambientais. Para os investidores, Cassiano Schneider, diretor de novos negócios da Lacan Florestal vai detalhar cases e modelos de negócios para fundos de investimentos florestais.
E por fim, no último dia do evento, o seminário sobre oportunidades e desafios para o pinus nos segmentos de madeira serrada, compensado, embalagens, papeis e celulose será conduzido pelo trio formado pelo diretor da Global Prime Wood e presidente do Sindimadeira do Rio Grande do Sul Leonardo de Zorzi, pelo responsável da área de Market Intelligence e Business Development da Klabin, Pedro Tobita, entre outros palestrantes.
As inscrições para as palestras podem ser realizadas pelo site oficial do evento: https://feiraexposulflorestal.com.br
Serviço
ExpoSul Florestal – Feira e Exposição de Máquinas Florestais
05, 06 e 07 de dezembro
Parque de Exposições Pouso do tropeiro – Espaço Generino – Curitibanos (SC)
ExpoSul Florestal anuncia nomes e temas das palestras
Quem visitar a feira de máquinas e equipamentos poderá se atualizar nas palestras técnicas que acontecerão no período da manhã.