20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFarelo de amendoim será destaque na Fenagra 2024

Farelo de amendoim será destaque na Fenagra 2024

CRAS Brasil apresentará opção mais econômica para nutrição animal complementar, sem uso de substâncias químicas e com alto teor de proteínas e minerais

CRAS Brasil
Farelo de Amendoim vem se firmando como principal alternativa para a complementação de nutrição animal

A Fenagra 2024 – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento – acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Convenções do novo Distrito Anhembi, em São Paulo. Um dos principais destaques do evento desse ano será a nutrição animal que trará diversas atualizações, tendências e inovações.

É o caso do stand da CRAS Brasil, líder brasileira na exportação de óleo de amendoim, que apresentará na feira outro produto proveniente do esmagamento do grão: o Farelo de Amendoim. Trata-se de um suplemento proteico que vem conquistando anualmente o mercado e se firmando como principal alternativa para a complementação de nutrição de ruminantes, aves, suínos e peixes. Nos últimos cinco anos, a empresa aumentou em quase 80% a comercialização do produto, alcançando 42 mil toneladas em 2023.

“O produtor tem percebido as diversas vantagens do farelo de amendoim na nutrição animal. Além do alto teor proteína e energia, ideais para engordar o rebanho, o aumento da colheita de amendoim na última década garantiu a disponibilidade do produto durante todos os meses do ano. Isso dá mais previsibilidade e tranquilidade aos produtores,” ressalta Rodrigo Chitarelli, CEO da CRAS Brasil.

Outro fator que contribuiu para o aumento do uso do farelo de amendoim foi a sua capacidade em reduzir consideravelmente os custos com alimentação. Na comparação com o farelo de soja, por exemplo, o preço da opção de amendoim é até 25% menor, variando conforme as características de mercado.

CRAS Brasil
Farelo de amendoim CRAS 45 possui processo 100% mecanizado

O desempenho do farelo de amendoim é uma característica que vem cativando ainda mais os compradores, mostrando-se muito útil para compor uma dieta equilibrada dos animais. Seu valor nutricional é superior ao do farelo de algodão e equivalente ao do farelo de soja. O alto teor de proteína bruta (degradável no rúmen – PDR=82%) disponibiliza quase que de forma instantânea as proteínas para as bactérias que atuam na fermentação ruminal do alimento, o que acaba sendo uma excelente vantagem nutricional. Ele ainda possui quantidades significativas de minerais, como cálcio, fósforo e potássio, bem como vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde animal. E no caso das vacas leiteiras confinadas, o produto também ajuda elevar o teor de gordura do leite, uma vez que aumenta os teores de fibra e reduz o de amido das dietas ricas em grãos de cereais.

Mas não é todo farelo de amendoim que tem esse desempenho. Para garantir um resultado positivo é importante verificar se o produto não possui contaminantes e passou por processos adequados de secagem e armazenamento que ajudam a controlar as micotoxinas. “O grande diferencial do nosso produto que estamos levando para a Fenagra neste ano, o CRAS 45, é a qualidade do processo de produção, totalmente mecanizado e livre de qualquer substância que possa prejudicar a saúde dos animais”, comenta Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro.

Vale lembrar que uma dieta adequada deve ter uma proporção apropriada entre farelo de amendoim e carboidratos, para melhorar a fermentação ruminal de forma a gerar proporções altas de ácidos graxos voláteis e proteína microbiana.

“A Fenagra 2024 será uma boa oportunidade para mais produtores conhecerem de perto os benefícios do farelo de amendoim e como ele pode otimizar a nutrição animal de forma eficaz, segura e econômica”, conclui Chitarelli.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fenagra 2024

De 05 a 06 de junho, em São Paulo (SP)

CRAS Agro lidera produção de óleo de amendoim

A empresa fechou 2023 na liderança nacional na exportação de óleo de amendoim, com mais de 27 mil toneladas comercializadas, alcançando 28,6% de market share, além de 42 mil toneladas de farelo de amendoim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!