27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFatec forma 10ª turma e completa 300 tecnólogos formados

Fatec forma 10ª turma e completa 300 tecnólogos formados

Crédito Jacto
Crédito Jacto

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia – Fatec ShunjiNishimura formou no dia 11 de agosto a 10ª turma do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão nas dependências da Fundação ShunjiNishimura de Tecnologia (FSNT). O evento teve como patrono da turma o consultor internacional de marketing, PankajShah, que atuou na década de 70 como assessor econômico e comercial na embaixada do Brasil no Quênia. Ele atualmente reside em Londres, onde trabalha na expansão de vendas de produtos agrícolas das empresas Jacto e Baldan.

O diretor da Fatec, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni comemorou os resultados da instituição que já formou 300 tecnólogos, a maioria contratados por fazendas brasileiras, seguido, em segundo lugar, por empresas de máquinas agrícolas, seguido por outros setores do agronegócio. “Sem contar que mais de 40 ex-alunos já fizeram estágios em fazendas no exterior“, destacou o diretor.

Durante a solenidade o presidente da FSNT, JiroNishimura, trouxe à memória o legado empreendedor de seu pai, ShunjiNishimura, o que vem sendo perpetuado pela família com ações voltadas também para a área de educação desde a criação da Fundação pelo seu pai.

Jiro lembrou a célebre frase do Sr. Nishimura: “Ninguém cresce sozinho“ e que hoje, como legado, torna possível comemorar com a implantação da Fatec em Pompeia, a formação de profissionais aptos a auxiliar nos desafios do agronegócio. “Temos alunos espalhados por todo o Brasil ajudando a melhorar a agricultura“, comemorou.

Jiro enfatizou que tudo o que aconteceu tem a mão de Deus e que os alunos não precisam se preocupar com o mercado, pois 76% dos alunos formados estão empregados e 12% prosseguiram seus estudos e atuam na área acadêmica e de pesquisa. “Desejo que sejam profissionais de sucesso engrandecendo o nome da Fatec ShunjiNishimura pelo Brasil e pelo mundo“, enseja.

Honra

O patrono da turma, PankajShah, queniano de origem indiana, que trabalha há mais de 40 anos com a família Nishimura, se sentiu honrado em ser o patrono da turma.

Ele disse que o Brasil tem se destacado no cenário mundial na área do agronegócio e que a missão dos alunos formados será ajudar muitos agricultores a aumentar a sua produtividade mesmo em circunstâncias desfavoráveis.

Desde a primeira turma a solenidade conta com várias premiações. Dentre elas, o prêmio ShunjiNishimura de Melhor Aluno da Turma, que é concedido para aquele que obtém a maior média global nas áreas de Mecanização em Agricultura de Precisão e nas demais áreas do curso. Neste ano o premiado foi o tecnólogo Matheus de Oliveira Rocha, natural de Marília e que se tornou aluno de destaque na turma pelo empenho e superação diante dos desafios que teve à frente.

Muito emocionado, falou do apoio que teve da sua família para se formar, pois contou sobre os desafios que teve que vencer para se formar. “Somente quem vivencia o curso sabe das dificuldades para se chegar até aqui fazendo parte de uma instituição diferenciada e valorizada no mercado. Durante o curso tive a oportunidade de visitar diversas feiras agropecuárias e ouvir profissionais elogiando o curso e a diferenciação daqueles que se formam em Mecanização em Agricultura de Precisão“, declarou o tecnólogo.

Ele comentou ainda que as empresas valorizam os candidatos que têm em seu currículo a formação na Fatec ShunjiNishimura. “Aqui se formam profissionais com muita qualidade devido à parceria do Centro Paula Souza com a Fundação ShunjiNishimura. Agora quero fazer estágios para ganhar experiência e conquistar futuramente um cargo gerencial em alguma empresa ou fazenda“, entrega.

Com duração de três anos, o curso é gratuito e oferece 40 vagas no período da manhã e 40 à noite nas dependências da Fundação ShunjiNishimura de Tecnologia, mantida pelo Grupo Jacto, na cidade de Pompeia (SP).

O tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão é o profissional de nível superior que se responsabiliza pelo uso adequado de máquinas e implementos agrícolas, com o objetivo de obter altas produtividades agropecuárias e baixos custos em ambiente de agricultura de precisão.

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pequeno produtor do Nordeste mecaniza plantio por meio do programa Prospera

Massey Ferguson participa da iniciativa com a oferta de máquinas e capacitação para o cultivo eficiente e sustentável

Organominerais beneficiam a cafeicultura

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo edoutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal, ICIAG-UFU robertacamargoss@gmail.com José Geraldo Mageste Doutor e professor...

Plantios direcionados aumentam a eficiência da água no cafezal

Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA, integrante do NECAF e GHPD " UFLA dalysecastanheira@hotmail.com   O sentido de plantio do café se destaca como um aspecto...

Itaueira leva degustação do Melão Amarelo Rei para feira nos Estados Unidos

O Melão Amarelo Rei continua a agradar os paladares por onde passa, e dessa vez vai às terras norte-americanas mostrar sua qualidade e sabor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!