Plantio de campos para demonstração de tecnologia em sementes e insumos será uma das novidades da 4ª edição da feira de máquinas agrícolas do Sindicato Rural de Uberlândia
O Sindicato Rural de Uberlândia está em fase adiantada de preparação da próxima edição da Femec ” Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos Agrícolas, VeÃculos Utilitários, Sementes e Fertilizantes. O evento acontecerá de 24 a 27 de março de 2015 no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca e estacionamento gratuito. A novidade para este ano será a demonstração de tecnologia aplicada à cultura de grãos em áreas plantadas dentro do parque.
Os espaços para montagem de estandes e exposição de maquinário agrícola foram definidos e vem sendo comercializados desde o segundo semestre do ano passado. Algumas áreas ainda estão disponíveis para locação. A expectativa do Sindicato é alcançar um incremento na ordem de 20 por cento no número de participantes em relação à última edição.
A Femec recebe representantes da indústria e revendedores das principais marcas do agronegócio. A característica que garante o sucesso da feira é seu caráter comercial e informativo. Produtores rurais de médio e grande porte e os da agricultura familiar de várias partes do país visitam a feira para fazer negócios. Eles se beneficiam da possibilidade de investir em tecnologia avançada em condições iguais as encontradas nas demais feiras do Brasil.
A presença de instituições financeiras públicas e privadas garante aos visitantes orientações sobre crédito rural e acesso a financiamentos adequados para cada perfil de investidor.
Os campos demonstrativos da Femec servirão para apresentar as características de sementes de alta produtividade e de insumos destinados à agricultura. Uma área de sete mil m² foi dividida em 10 plotes onde já estão plantadas variedades de milho, soja e sorgo. Durante a feira serão apresentados os resultados de produtividade, adaptação e controle de pragas. A feira receberá as maiores empresas do mercado neste segmento.
Em 2014, a Femec movimentou mais de R$ 200 milhões com a participação de 109 empresas e recebeu 23 mil visitantes. Neste ano o evento terá ainda atividades complementares visando oferecer mais atrativos para os visitantes.
Programa de palestras
A feira oferecerá amplo programa gratuito de cursos, clÃnicas tecnológicas e palestras durante os quatro dias. Profissionais de instituições parceiras abordarão temas atuais ligados à agricultura, agroindústria, bovinocultura, equinocultura e piscicultura.
Â
Feirão Mais Alimentos
O Ministério do Desenvolvimento Agrário estará na Femec com o programa Mais Alimentos, iniciativa que visa fomentar a produção agrícola por meio de financiamento de projetos de investimento para modernização das propriedades. Um feirão com oferta de produtos específicos para o agricultor familiar será montado no local.
Â
Pró-Genética e Pró-Fêmeas
A Femec receberá este ano mais uma edição do Pró-Genética, Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais. Uma feira de touros PO (Puro de Origem) será apresentada para venda de animais com alto padrão genético com possibilidade de financiamento. Nesta modalidade de comercialização, compradores negociam com vendedores sem intermediários.
Nos mesmos moldes do Pró-Genética, este ano a feira terá o Pró-Fêmeas visando ofertar bovinos do sexo feminino entre 16 e 60 meses geneticamente superiores.
Â
Feirão Cavalos & Cia
Uma feira para comercialização direta de equinos durante a Femec será montada no Tatersal de Elite do parque. As negociações ocorrerão sem realização de pregão ou pagamento de comissão e os pagamentos poderão ser parcelados.
Mostra de Piscicultura
A ação visa estimular empresários, piscicultores, pescadores artesanais e esportivos, técnicos e consultores por meio de apresentação de palestras e demonstração de peixes, equipamentos e insumos destinados à atividade.
Reservas de áreas e informações podem ser obtidas no departamento comercial do Sindicato pelo telefone (34) 3292 8840.
A Femec tem patrocínio do SEBRAE e apoio do Governo Federal, Governo de Minas, Prefeitura de Uberlândia, FAEMG, ABCZ.