28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioEventosFemec e Fazu Tech Show trazem novidades para produtores do Triângulo Mineiro

Femec e Fazu Tech Show trazem novidades para produtores do Triângulo Mineiro

Emater-MG apresenta catálogo do queijo na Femec, em Uberlândia, e realiza estação técnica, na Fazu Tech Show, em Uberaba

Divulgação

A Emater-MG vai apresentar a versão impressa do catálogo estadual do queijo Minas Artesanal, nesta terça-feira (dia 21), na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que ocorre até o dia 24 de março, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Um dos principais eventos do agronegócio em Minas, a feira terá ainda exposição de produtos da agricultura familiar e plantão técnico, entre outros serviços. Outro evento importante do agro na região essa semana será o dia de campo “Fazu Tech Show”, que será realizado em Uberaba, na sexta-feira, dia 24.

O catálogo do Queijo Minas Artesanal (reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro) conta com informações de 74 queijos produzidos no estado. Para cada um deles, são descritas as características, a região de origem, o município, além das redes sociais e contato dos produtores. Os queijos apresentados no catálogo são divididos por regiões caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro. Os queijos das regiões de Diamantina e da Entre Serras da Piedade ao Caraça, que foram recentemente reconhecidas, vão fazer parte da próxima atualização do catálogo. Também foram incluídos dois queijos de regiões ainda não caracterizadas.

A extensionista da Emater-MG, Patrícia Freitas, ressalta que a agricultura familiar estará presente durante toda semana na Femec, com a Cozinha Raiz e em estandes de vendas de produtos. “Na Cozinha, haverá queijo, biscoito, doces, bolos e outras delícias, comercializadas por produtores rurais de Uberlândia e região. A proposta é valorizar os produtos tradicionais do meio rural e gerar renda para os produtores”, diz Patrícia.

Os profissionais da Emater-MG também estão disponíveis para tirar dúvidas dos visitantes no Plantão Técnico, instalado no estande da Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais (Seapa). A Emater-MG também organizou 15 caravanas de produtores e parceiros de diversos municípios da região para participar da feira.

Novas tecnologias

Nesta semana, a Emater-MG participará ainda do dia de campo “Fazu Tech Show”, que será realizado no dia 24, em Uberaba, também no Triângulo Mineiro. Organizado e promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), o “Fazu Tech Show” é uma importante vitrine de tecnologia, extensão, mercado e capacitação profissional do agronegócio. O objetivo é gerar o desenvolvimento rural local a partir da difusão de resultados científicos, obtidos com projetos de pesquisa aplicada somado ao apoio de empresas parceiras que estão na vanguarda do agronegócio.

O evento será realizado no campus da Fazu e terá seis estações temáticas, com empresas e especialistas que apresentarão alta tecnologia, inovações, além de tendências e soluções para o agronegócio. A Emater-MG será responsável pela temática “Destinação de Resíduos Sólidos na Propriedade Rural”, assunto de grande relevância para o meio rural. “Os profissionais da empresa vão apresentar aos produtores rurais medidas para evitar/mitigar a contaminação do solo e da água, e, ao mesmo tempo, atender à legislação que trata da correta destinação dos resíduos”, explica o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende.

Os profissionais da Emater também vão realizar um minicurso de panificação e outro de processamento de leite e derivados. O evento é gratuito e o pré-credenciamento deve ser feito pelo site do evento (www.fazutechshow.com.br).

ARTIGOS RELACIONADOS

SEEDCORP I HO apresenta variedades com potencial produtivo e tolerância a doenças na Femec

A SEEDCORP|HO participa, de 21 a 24 de março, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG), da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec).

Femec 22: Forseed apresenta seu portfólio

Além das sementes, a marca lança sua campanha “Forseed: o híbrido certo para um novo campo” durante o evento

Femec chega à 10ª edição como a principal feira de máquinas agrícolas de Minas Gerais

Evento será realizado de 21 a 24 de março em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Tema desse ano será AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas.

Femec começa nesta quarta-feira com lançamentos da indústria de máquinas agrícolas, genética, capacitação e feira de equinos

Palestra do ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, será às 10 horas, no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia A 6ª edição da Femec "...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!