27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioEventosFendt mostra que o futuro da lavoura é agora

Fendt mostra que o futuro da lavoura é agora

Em acelerada expansão pelo Brasil, a Fendt chega à Agrishow (Ribeirão Preto, SP, 1 a 5 de maio) com novidades em seu portfólio de alta tecnologia, composto por equipamentos inteligentes e eficientes que contribuem para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável.

Neste ano, a marca lança o pulverizador Fendt Rogator 934H, que pode ser utilizado em pré-plantio, pós-emergência e durante toda a safra de culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Com capacidade para 3.500 litros e vão livre variável de 1,52 e 1,93 metros, o autopropelido tem embarcado o Pacote LiquidLogic, com sistema de recirculação de produto na barra, sistema de agitação proporcional, que mantém a homogeneidade da calda e faz a limpeza de todo o circuito de pulverização.  Assim reduz o potencial de aplicação com a calda mal preparada, o desperdício de produto e custos excessivos com manutenção por entupimento e sedimentação. O sistema de controle da aplicação via PWM, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e faz a compensação da taxa durante as curvas.

A máquina possui esterçamento nas quatro rodas para facilitar as manobras e diminuir o cruzamento de linhas de plantas. Para maior estabilidade e controle no campo ou no transporte, o vão livre pode ser ajustado automaticamente, conforme a operação ou altura da lavoura, em apenas 15 segundos. A barra de alumínio de 40 metros garante excelente estabilidade e rendimento operacional e reduz o amassamento das plantas.

Da cabine, o condutor consegue monitorar todos os dados do trabalho em tempo real. Essas informações também podem ser avaliadas à distância, pelo sistema de telemetria Fendt Connect. Com o uso dessa ferramenta, as operações podem ser planejadas com mais assertividade tanto para a safra atual, quanto para os próximos períodos de cultivo.

Outra novidade bastante aguardada é o trator de esteira Fendt 1167 Vario MT, com 673 cavalos de potência. Como patina menos por manter uma área de contato constante com o solo, o modelo é ideal para solos arenosos, recuperação de áreas degradadas ou em culturas em que o terreno é exposto, como cana-de-açúcar.

Nessas situações, o equipamento torna o trabalho na lavoura mais eficiente e sustentável -como menos compactação-, proporcionando economia de combustível, com menor desgaste de peças.

Assim como nos demais tratores da marca, o modelo conta com a transmissão Fendt Vario, que garante velocidade e rotação ideais. Além disso, o possui o exclusivo sistema de suspensão Smart Ride Plus para ajustes de ângulo em sua parte dianteira, que modifica o centro de gravidade da máquina conforme cada necessidade, fazendo com equipamento mantenha contato com o solo por toda a esteira, melhorando seu desempenho nas operações.

FINANCIAMENTO VERDE Com um compromisso público com a agricultura sustentável, a Fendt, por meio da AGCO Finance, tem uma linha de crédito exclusiva para produtores rurais inovadores dedicados a produzir mais com menos. O fundo Climate Journey tem oferece 100 milhões de euros disponíveis para financiamento em equipamentos da marca. No Brasil, a Fendt é parceira do Programa PRO Carbono, iniciativa que tem como objetivo ampliar a produtividade no campo e o sequestro de carbono no solo, por meio da intensificação de práticas conservacionistas, reconhecendo o agricultor também pela maneira sustentável como produz. Os cerca de 2 mil produtores selecionados para participar da plataforma têm acesso a condições exclusivas de financiamento, via AGCO Finance, para a aquisição de equipamentos da Fendt e contratação de seguros para maquinários agrícolas. 

MAIS ALTA TECNOLOGIA PARA O CAMPO

  • Fendt Vario 900 G7:  Os modelos 939 Vario, de 385 cv, e 942 Vario, 415 cv, combinam o motor MAN, em linha de seis cilindros para potência e design compacto e leve, ao conceito Fendt iD para alto desempenho em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com torque máximo e consumo mínimo. A série vem equipada de fábrica o sistema Common Rail, que traz a pressão de injeção de até 2.500 bar e um turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) para uma potência uniforme e dinâmica, mesmo em baixas rotações. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente.
  • Fendt Vario 1000 G3: Os modelos Fendt 1046, com 476 cv e Fendt 1050, com 517 cv, também são equipados com o motor MAN e com a transmissão VarioDrive. Os tratores se adaptam às mais diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana. Seu destaque o menor raio de giro do mercado (1,5 metro inferior ao encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil), o que melhora a agilidade no campo.
  • Fendt Momentum: tem a maior autonomia de plantio, com capacidade para 5.130 litros de sementes, e traz ainda a versão com fertilizantes.   Por meio de tecnologias exclusivas a plantadeira dobrável contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura, por exemplo, o Fendt Smart Frame, que nivela as linhas, permitindo que estejam sempre em contato com o solo, e o sistema DeltaForce, que aplica a pressão correta em cada uma das linhas, eliminando sementes descobertas e garantindo uma uniformidade de emergência, explorando todo potencial produtivo de cada semente.
  • Fendt IDEAL: tem como um diferencial seu eficiente sistema de processamento, que se supera na qualidade e no manuseio dos grãos, na eficiência energética e na capacidade em uma grande variedade de condições. A Fendt IDEAL classe 8 e 9, possuem o maior tanque de grãos do mercado brasileiro, com capacidade de 17.100 litros, comportando aproximadamente 220 sacas de grãos. O desempenho de descarga também é o mais rápido disponível, de 210 l/s (32% mais veloz do que o concorrente mais próximo), descarregando em 81 segundos, o que é decisivo para uma cadeia de colheita eficiente. Também oferece acesso, em tempo real, aos dados, possibilitando, assim, que o operador saiba o que está acontecendo em sua máquina.

Pensando sobre o amanhã, hoje

A agricultura de precisão segue como um pilar importante da Fendt. Na marca, as soluções inteligentes em são cada vez mais padrão, levando os equipamentos ao máximo desempenho, sempre usando recursos limitados de forma responsável.

  • Fendt Connect: gerencia e coleta dados relacionados à localização, status da máquina e códigos de serviços, e possibilita o acesso a essas informações ao vivo do campo. Entre os dados fornecidos estão a posição e rota da frota, consumo de combustível, velocidade, capacidade e tempo de operação, intervalos de serviço, entre outros. Com isso, o produtor rural tem uma melhora na eficiência operacional, com análise de atividades e o monitoramento em tempo real; enquanto a concessionária acompanha à distância a situação do maquinário. A transmissão via 4G/LTE significa que as informações em tempo real podem ser acessadas de qualquer aparelho e em qualquer lugar, seja notebook, tablet ou smartphone. 
  • FendtOne: conecta o trabalho de campo ao trabalho no escritório e permite planejar e otimizar os processos de trabalho agrícola, bem como gerir as operações em tempo real. A plataforma digital permite planejar, organizar e registrar o rendimento da equipe e da máquina durante a atividade no campo. O diagnóstico integrado fornece informações sobre o desempenho do equipamento, para que seja possível ajustar o equipamento e os processos em tempo real para otimizar o fluxo de trabalho e corrigir problemas. Vem de série nos tratores Fendt 900 Geração 7 e Fendt 1000 Geração 3.
ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva Agriscience revoluciona mercado agrícola

A novidade une genética de alta performance ao melhor manejo de plantas daninhas e lagartas

Análise da proposição do manejo florestal voltado aos objetivos da produção

Vitor Cezar Miessa Coelho Engenheiro florestal edoutor em Manejo Florestal vitorcoelho63@hotmail.com O conceito do manejo florestal voltado aos objetivos da produção se baseia no diâmetro médio de...

Ubyfol ressalta papel da indução de resistência na produtividade da lavoura 

Mecanismo ajuda a minimizar os prejuízos ocasionados por patógenos nas plantas por meio de indução de resistência

Expocafé 2023: liderança feminina, inovação e qualidade

Além da exposição de máquinas, programação tem palestras e discussões sobre temas diversificados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!