23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFerrugens e lagarta-do-trigo no alvo da Sipcam Nichino

Ferrugens e lagarta-do-trigo no alvo da Sipcam Nichino

Técnicos da companhia preparam-se para reforçar no campo um programa de manejo ancorado em fungicida e inseticida de última geração

Divulgação

A equipe técnica da Sipcam Nichino informa que desenvolveu um novo programa de manejo para a cultura do trigo. Ancorada no fungicida Fezan® Gold e no inseticida Takumi®, ambas soluções do portfólio-estrela da companhia, a estratégia visa a controlar especificamente a chamada ferrugem do trigo (ferrugem-da-folha) e a praga lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequaz).

Segundo a Sipcam Nichino, o fungicida Fezan® Gold permanece um dos poucos do mercado a contar com as características sistêmica e protetora. “Pesquisas mostram que a solução transfere taxas elevadas de controle da ferrugem, além de contribuir para haver ganhos em produtividade e evitar casos de fitotoxicidade”, destaca José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado.

“A recomendação é a de aplicar o fungicida a partir do estágio de alongamento da cultura”, continua ele. De acordo com Freitas, o chamado manejo de resistência das ferrugens aos fungicidas constitui outra medida relevante a ser observada pelo triticultor. “Importante que os tratamentos envolvam a rotação entre fungicidas com diferentes modos-de-ação, sobretudo os que contêm multissítios, caso de Fezan® Gold”, complementa Freitas.

Quanto ao tratamento da cultura ante a lagarta-do-trigo, Freitas adianta que o inseticida Takumi® vem sendo utilizado com sucesso pelo produtor com essa finalidade. “Age por contato e ingestão e apresenta seletividade aos inimigos naturais das pragas-alvo. Favorece a adoção do MIP ou manejo integrado de pragas. Outro diferencial está na formulação suspensão concentrada (SC), inovadora no segmento de mercado de Takumi®”, explica Freitas.

Conforme o agrônomo, Takumi® provém de uma molécula de última geração, desenvolvida pela Nichino Japão, com formulação baseada no ingrediente ativo Flubendiamida 222. “Trata-se de um inseticida lançado há cerca de três anos e que safra após safra se consolida entre as ferramentas de manejo efetivas de produtores de soja, milho, cana-de-açúcar e trigo.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia do trigo: data celebra o progresso da cultura do campo à mesa

Diferentes segmentos do setor tritícola comentam os maiores desafios e celebram ...

Divisão agrícola da DowDupont estará na Tecnoagro com sua nova marca: CORTEVA AGRISCIENCE

Corteva AgriscienceTM é o nome da futura companhia agrícola que se tornará independente em junho de 2019; produtores terão à disposição portfólio mais completo...

Genética e manejo correto no trigo

Estudo conduzido pela Embrapa Trigo (RS) e a Rede Técnica Cooperativa ...

Trigo: cortes nas estimativas da safra russa impulsionam contratos para cima

O relatório de Grãos e Oleaginosas da Hedgepoint Global Markets aborda, nesta semana, as altas expressivas nos contratos futuros de trigo. “Em um mercado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!