A Fertinagro Biotech é a divisão de Nutrição Vegetal do Grupo Térvalis, uma das principais referências em soluções nutricionais para a agricultura. Parte da holding Inversalia Patrimonio, o grupo atua nos setores agroalimentar, energias renováveis e turismo.
Há mais de 40 anos, a Fertinagro trabalha para tornar a agricultura mais competitiva e sustentável, impulsionada por uma política de crescimento industrial dinâmico e um forte compromisso com a pesquisa e desenvolvimento.
Parceria
Recentemente, a empresa firmou uma parceria estratégica com o Grupo OCP, o maior produtor mundial de produtos à base de fosfato. Essa aliança, somada a outras colaborações internacionais e ao suporte de suas subsidiárias especializadas em logística e trading, fortalece ainda mais a capacidade produtiva e inovadora da Fertinagro.
O resultado é um portfólio completo de soluções nutricionais, oferecido a preços competitivos a clientes em todo o mundo.
“Graças a uma forte aposta na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, somos hoje a referência líder no setor de fertilizantes tecnológicos e sustentáveis na Espanha. Trabalhamos para proporcionar aos agricultores e distribuidores um futuro melhor, mais competitivo e rentável, melhorando o rendimento das suas produções e garantindo o fornecimento de todos os produtos que eles necessitam.”
Líder em nutrição vegetal
A Fertinagro Biotech é um dos principais nomes do setor de fertilizantes, destacando-se por ser uma referência na produção de soluções nutricionais tecnológicas; contar com mais de 40 anos de experiência e a confiança de mais de 100.000 agricultores; além da produção de marca própria para 47 grandes distribuidores.
Ainda, oferece mais de 800 soluções nutricionais sustentáveis; investe anualmente 5 milhões de euros em P&D&I; conta com colaborações de 56 centros de pesquisa oficiais na Espanha e opera 28 fábricas em 16 centros produtivos, com capacidade de produção superior a 2 milhões de toneladas anuais.
É, atualmente, a maior fabricante de biofertilizantes da Europa e a única fabricante espanhola de aminoácidos agrícolas. Está presente em 90 países por meio de 22 subsidiárias internacionais.
Expansão no Brasil
A Fertinagro Biotech iniciou suas operações no Brasil em 2015, focada em fertilizantes granulados fosfatados e nitrogenados tecnológicos. Em 2023, ampliou sua equipe no país, contratando profissionais experientes e expandindo sua atuação para as regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
A empresa também diversificou seu portfólio, incluindo fertilizantes foliares especiais para atender às demandas dos agricultores brasileiros.
Com um compromisso sólido com a inovação e a sustentabilidade, a Fertinagro Biotech segue liderando o mercado de nutrição vegetal, oferecendo soluções que impulsionam a produtividade e promovem uma agricultura mais eficiente e responsável com o meio ambiente.
Palavra de produtor
O consultor Lenildo Rodrigues conversou com um produtor de milho no Rio Grande do Norte que lhe contou que encontrou na Fertinagro uma aliada para fortalecer seu trabalho. Entre os produtos utilizados, ele destacou o Superbia Azon, que tem garantido um verde mais intenso às plantas e o crescimento mais acelerado logo na primeira semana após a aplicação.
Embora ainda não tenha realizado a colheita desta safra, o produtor observou sinais promissores de um possível aumento na produtividade. Diferentemente de outros produtores que buscam reduzir custos e insumos convencionais, ele optou por incorporar os produtos da Fertinagro como um adicional ao manejo, potencializando expressivamente os resultados.
“Como trabalho em área irrigada, utilizo o Superbia Azon para aumentar a produtividade, e não como ferramenta de recuperação de estresse”, explica o produtor.
Sobre a relação custo-benefício, ele avalia que os produtos da Fertinagro se destacam em comparação a outras soluções do mercado que prometem resultados semelhantes. Com isso, ele reforça sua confiança na tecnologia e recomenda que seus colegas produtores que buscam melhorar o desempenho de seus trabalhos também testem em suas lavouras.
Para o tomate
A busca por uma produção mais eficiente e sustentável levou o produtor de tomate envarado Milton Sudário de Lima, de Sorocaba (SP), a adotar os produtos da Fertinagro em sua lavoura. Com um manejo estratégico e o suporte técnico especializado, ele obteve resultados expressivos na safra de 2024.
Optando pelo portfólio completo de soluções com Efisoil Renovation, Superbia, Superbia Azon, Microquel Cuaje, Durafruit, Ziman, Microquel Mix, Topiron e Blackpot, Milton notou um aumento substancial na produção, além de frutos de qualidade superior — tamanhos médios a grandes, com excelente coloração e um sabor mais doce.
Além do impacto positivo na produtividade, os produtos da Fertinagro também trouxeram uma redução significativa nos custos de manejo, resultado que o produtor não havia observado anteriormente com outras soluções.


tomaticultor Milton Sudário de Lima
A eficiência dos produtos foi comprovada em um momento crítico pelo produtor. “Estava colhendo uma safra muito ruim em 2024 e procurei o Ricardo Morales, com quem tenho uma longa parceria. Com o manejo correto das soluções da Fertinagro, consegui recuperar os ponteiros debilitados, e em apenas três dias os resultados foram surpreendentes”, relata o produtor.
Sobre o custo-benefício, ele destaca o suporte técnico diferenciado e a precisão nas aplicações como fatores essenciais para o alto rendimento do trabalho, especialmente diante das variações climáticas. “Tenho mais de 30 anos de experiência no cultivo de tomate, e a assistência semanal de Ricardo Morales na minha propriedade tem sido um diferencial para enfrentar os desafios diários da produção”, afirma.
Com resultados concretos e um manejo mais eficiente, o produtor Milton recomenda os produtos da Fertinagro a outros colegas que buscam qualidade, produtividade e sustentabilidade no cultivo do tomate.
Para as uvas
O produtor de uvas Paulo Renato Benedetto, de Farroupilha (RS), testou recentemente o Blackpot, fertilizante à base de potássio da Fertinagro, e os resultados foram rápidos e positivos. Segundo ele, a maturação dos cachos ocorreu de forma mais acelerada e padronizada, garantindo uma colheita mais uniforme.
Essa uniformidade impactou diretamente na qualidade e no peso dos frutos, já que as uvas puderam ser colhidas com um grau Brix mais alto, ou seja, mais doces e com maior peso. A assistência técnica fornecida para o posicionamento do produto também fez a diferença.
Em relação aos custos, Paulo Renato destaca que, apesar de o produto não substituir os defensivos, ele trouxe economia em relação a outras fontes de potássio, sendo uma opção mais viável e eficiente.
“O custo-benefício é ótimo! A uva amadureceu de forma mais equilibrada, consegui antecipar a colheita e aproveitar melhor a mão de obra. O produto está testado e aprovado, e sem dúvida indico para outros produtores”, conclui o viticultor.