27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFloresta e Água: recursos naturais essenciais para nossa sobrevivência

Floresta e Água: recursos naturais essenciais para nossa sobrevivência

FSC Brasil celebra datas mundiais ressaltando a correlação entre elas - e a importância da conservação

As árvores são fundamentais para preservar rios, lagos e represas. Sem elas, as nascentes secam e as águas das chuvas caem direto no solo, o que diminui o processo de infiltração e aumenta a erosão e o assoreamento.

Desmatamento ilegal, urbanização descontrolada, ocupação irregular de mananciais, modificação do uso do solo para agricultura, tudo isso impacta o regime hídrico e afeta, inclusive, os níveis dos reservatórios. Ou seja, sem florestas, vamos ficar sem água. E sem as duas, não há vida.

E conservar, passa, necessariamente, por manejar de forma responsável. Sabe-se, por exemplo, que o desmatamento nas florestas sem destinação foi 85% maior entre 2019 e 2021 do que nos três anos anteriores. E que vem crescendo desde 2006. Isso prova que o “abandono” não é solução.

Por outro lado, não faltam iniciativas bem-sucedidas de manejo florestal responsável em todo o país. Ele é, sem sombra de dúvida, uma das principais ferramentas de combate ao desmatamento ilegal. E a água é parte importante desse processo. A certificação FSC cobra a proteção dos cursos de água, para que ela possa fluir através da floresta em direção às comunidades que dependem dela, e exige o monitoramento das práticas de manejo, para que possíveis impactos sejam prevenidos, minimizados e mitigados.

Divulgação: CEBDS

“Cada vez mais, é preciso enxergar e entender a correlação entre as nossas atividades e os bens e serviços da natureza”, explica Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil. “Qualquer coisa que aconteça com a floresta afeta todas as relações que existem com ela, e nos afeta diretamente”, completa.

Manejadores responsáveis de florestas já conservam valiosos serviços ecossistêmicos como os recursos hídricos, o solo e a biodiversidade. No caso do FSC, especificamente, desde 2018, detentores de cerificado também podem medir, verificar e comunicar seus impactos positivos por meio dos chamados procedimentos de serviços ecossistêmicos. Aqui no Brasil, a Mil Madeiras Preciosas e a Klabin já conseguiram seus certificados para água.

Para uma boa coexistência entre humanos e meio ambiente é preciso respeitar o uso múltiplo da terra e do ciclo natural das florestas. Conservá-las em pé, além de gerar lucro e promover o desenvolvimento social e ambiental do país, é uma maneira eficiente de ajudar na formação das chuvas e na regulação do clima, por exemplo. Isso significa que manter as florestas saudáveis garante água e a nossa sobrevivência na Terra.

ARTIGOS RELACIONADOS

A floresta pode fazer renascer água?

Allana Katiussya Silva Pereira Engenheira florestal, mestra e doutoranda em Recursos Florestais - ESALQ/USP allana.florestal@gmail.com Tamíres Partélli Correia Engenheira florestal, mestra, doutora em...

Cinco motivos que fazem da agricultura irrigada uma atividade sustentável

Neste Dia Nacional das Águas (22 de março), modernas tecnologias de irrigação surgem como um provável caminho para equacionar dilema entre segurança alimentar e preservação dos recursos hídricos

Controle de formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são consideradas uma das principais pragas em plantios ...

Plantas medicinais brasileiras: conservação e uso sustentável

Conheça a riqueza da biodiversidade brasileira e a importância da conservação e uso sustentável de plantas medicinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!