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FMC celebra Junho Verde com conquistas de sustentabilidade

Empresa reduziu emissões absolutas de dióxido de carbono e, ainda, destinou adequadamente 3,8 mil t de embalagens vazias; programas de manejo também diminuíram resíduos

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a FMC, empresa de ciências para agricultura, participa do movimento Junho Verde para fomentar ações de conscientização sobre o cuidado e a conservação da natureza e do ecossistema.
 

“Acreditamos que a verdadeira sustentabilidade vai além da preservação. Ela exige que todos nós encontremos novas maneiras de melhorar a saúde do nosso planeta e a vitalidade das nossas comunidades”, diz Maria de Lourdes Fustaino, diretora de sustentabilidade na América Latina da FMC.

Dentre as ações programadas pela campanha, estão: comunicação das tecnologias BoxCalda e SmartCalda, uma unidade de manejo de defensivos agrícolas, exclusiva e patenteada pela FMC, que permite o controle sobre todo o processo de formalização de compostos, evitando riscos e prejuízos financeiros e ambientais. O sistema compacto automatiza toda a preparação da calda, reduzindo sensivelmente os erros que poderiam comprometer os bons resultados da lavoura, além de permitir uma produção ecológica e consciente da calda nas fazendas.
 

Créditos: Divulgação

O SmartCalda permite, ainda, total rastreabilidade, segurança no preparo e utilização e os relatórios emitidos pela ferramenta apresentam dados, gráficos e histórico sobre qual produto e quantidade utilizados, operador do caminhão e talhão onde a solução foi aplicada. Por fim, o preparo da calda no SmartCalda não gera resíduos, pois possui função autolimpante ao final do processo.
 

Outra campanha divulgada pela companhia é o sistema Campo Limpo, gerido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). O programa promove a logística reversa de embalagens vazias ou de sobras após a utilização dos defensivos agrícolas. Em 2021, os índices de retorno chegaram até 92% das embalagens plásticas primárias, sendo que foram destinadas adequadamente 53,6 mil toneladas de embalagens vazias. Desse total, 3,8 mil toneladas eram da FMC, o que evitou a emissão de 75,6 mil toneladas de dióxido de carbono.
 

“Nossas métricas ambientais representam um compromisso duradouro com a sustentabilidade. Com metas planejadas a longo prazo e relativas às emissões net-zero, energia, água e resíduos, estabelecemos um novo padrão de sustentabilidade em nossa indústria e de referência para o setor”, ressalta Maria de Lourdes.
 

Para o compromisso de atingir, até 2035, net-zero de emissões de gás de efeito estufa (GEE), a FMC adotou uma abordagem científica, estabelecendo metas baseadas na ciência e alinhadas à norma net-zero da Science Based Targets initiative (SBTi). “Alcançar o net-zero é um desafio pequeno e não há caminho direto para chegar lá. Requer tempo, inovação, engenhosidade e determinação. À medida que avançamos, continuaremos a ser transparentes sobre nosso progresso, nossas dificuldades e nossos aprendizados para ajudar os outros em suas jornadas. A campanha Junho Verde reforça que estamos juntos nisto e cada um de nós desempenha um papel na luta contra a mudança climática e na preservação do nosso planeta para as gerações futuras”, afirma a diretora.

Todos esses compromissos são baseados nos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) de desenvolvimento sustentável, sendo que de todos os 17, a FMC decidiu dar foco em quatro:

  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Trabalho descente e crescimento econômico;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida terrestre.

Relatório de Sustentabilidade

O Relatório Sustentabilidade de 2022 da FMC apresentou o progresso da empresa nos principais compromissos, metas e objetivos de sustentabilidade, incluindo emissões líquidas zero, inovação sustentável, gestão de produtos e diversidade, equidade e inclusão.
 

Os principais destaques do relatório incluem a estratégia de redução de emissões da FMC, que resultou em uma redução de 3% nas emissões absolutas dos Escopos 1* e 2** e redução de 2% nas emissões absolutas do Escopo 3***. Essas reduções demonstram um forte progresso em direção à meta da empresa de atingir net-zero até 2035, o que foi verificado pela iniciativa Science Based Targets no início de 2023.
 

O relatório também destaca os investimentos contínuos da FMC em novas tecnologias sintéticas e biológicas inovadoras, como feromônios e peptídeos, para trazer soluções exclusivas e ecológicas de proteção de cultivos para agricultores em todo o mundo. Como parte de seu portfólio de produtos cada vez mais sustentável, 100% dos novos produtos sintéticos em seu pipeline de desenvolvimento atendem aos critérios de inovação sustentável da empresa. Além disso, a empresa possui uma das plataformas fitossanitárias de crescimento mais rápido do setor.
 

“O nosso pilar de sustentabilidade é uma de nossas prioridades, portanto levantamos isso dentro e fora do nosso negócio para engajar as demais empresas a buscarem alternativas para um futuro mais limpo e responsável com o meio ambiente. Juntos, também entregamos aos produtores e ao biossistema soluções que minimizam os impactos ambientais com produtividade e responsabilidade”, finaliza Maria de Lourdes.

*Escopo 1: emissões diretas;

**Escopo 2: emissões indiretas causadas pela eletricidade; ***Escopo 3: outras emissões consequências do trabalho da empresa.

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